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Tipo: Dissertação
Título: Psicólogos (as) no contexto digital: gerenciamento de impressões em redes sociais
Autor(es): Garcia, Bruna Lantyer Oliveira
Autor(es): Garcia, Bruna Lantyer Oliveira
Abstract: Os (as) psicólogos (as) brasileiros (as) têm utilizado e se apropriado da internet para fins profissionais há pouco mais de vinte anos. O atendimento psicoterapêutico mediado por TICs, por exemplo, passa a ser permitido oficialmente no final dos anos 2018 apenas, após aproximadamente dezoito anos de pesquisas empíricas e teóricas acerca do tema. Ao mesmo tempo, estes profissionais se apropriam da internet a partir de plataformas de rede sociais digitais, tanto para fins pessoais quanto profissionais. À medida que o uso de redes sociais digitais passa a fazer parte das dinâmicas interacionais cotidianas destes profissionais, algumas práticas singulares de interação são fomentadas, bem como novos acordos sociais passam a entrar em vigor nesta arena. Ao mesmo tempo, variáveis técnicas e sociais verificadas em tal contexto, simultaneamente, se apresentam significativas para a manutenção e os ajustes das apresentações e exposições de aspectos do self destes interagentes em tal ambiente. Nesta direção, a presente pesquisa buscou investigar de que modo os psicólogos brasileiros, que atuam online, gerenciam as impressões que desejam passar aos seus interagentes na principal rede social digital utilizada. Para isto, foram mapeados os usos e apropriações que estes profissionais fazem das TICs, bem como as estratégias de gerenciamento das suas impressões para as audiências, nas principais redes sociais digitais utilizadas por eles. Os resultados apontam para o uso dos dispositivos móveis e das principais redes sociais digitais tanto para fins pessoais, quanto profissionais. Ao mesmo tempo, os profissionais criam perfis particulares de interação, que apresentam entre si aproximações e afastamentos quanto às situações vivenciadas. As estratégias utilizadas para gerenciar suas impressões às audiências, nas redes sociais digitais e a partir de cada tipo de perfil, envolvem a percepção de variáveis técnicas e sociais. Aponta-se que pesquisas futuras devem investigar as especificidades envolvidas nos usos profissionais de plataformas digitais por psicólogos (as), bem como sua influência nas expectativas sociais acerca da profissão.
Brazilian psychologists have been using and appropriating the Internet for professional purposes for just over twenty years. For example, ICT-mediated psychotherapeutic care was officially introduced in late 2018 after approximately eighteen years of empirical and theoretical research. These professionals have taken ownership of the internet by using digital social networking platforms for both personal and professional purposes. As the use of digital social networks becomes part of the daily interactional dynamics of these professionals, some unique interaction practices are fostered, as well as new social agreements take effect in this arena. Furthermore, technical and social variables simultaneously verified in such a context are significant for the maintenance and adjustment of the presentations and expositions of self aspects of these interactants in such an environment. In this sense, the present research sought to investigate how Brazilian online psychologists manage the impressions they wish to pass on to their interactants in the digital social networks. To this end, we mapped the uses and appropriations these professionals make of ICTs as well as the strategies for managing their impressions for audiences in the main digital social networks used by professionals. The results point to the use of mobile devices and major digital social networks for both personal and professional purposes. In addition, professionals create specific profiles of interaction which present similarities and differences from each other regarding the situations presented by them. The strategies used to manage their impressions to audiences in digital social networks and from each type of profile involve the perception of technical and social variables. Future research should investigate the specificities involved in the professional uses of digital platforms by psychologists as well as their influence on social expectations about the profession.
Palavras-chave: Psicólogos
Gerenciamento de Impressões
Contexto Digital
Redes Sociais Digitais
Brasil
CNPq: Psicologia Social
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31374
Data do documento: 3-Fev-2020
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