Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31312
Tipo: Tese
Título: Uso de óleos essenciais de cymbopogon flexuosus e ocimum basilicum como aditivos nutricionais e antimicrobianos em juvenis de Tilápia do Nilo
Autor(es): Souza, Elizângela Maria de
Autor(es): Souza, Elizângela Maria de
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química, desempenho, parâmetros bioquímicos e hematológicos e o potencial antimicrobiano frente à Aeromonas ssp. dos óleos essenciais de capim limão Cymbopogon flexuosus (OECF) e manjericão Ocimum basilicum (OEOB) e os seus efeitos como aditivos na dieta de juvenis de tilápias do Nilo. O estudo foi desenvolvido através de ensaios in vitro e in vivo. No ensaio in vitro foram utilizados 24 isolados de Aeromonas spp. Os peixes foram distribuídos em 20 tanques em sistema com aeração constante. No experimento in vivo foram avaliadas cinco dietas com níveis crescentes dos óleos essenciais (0; 0,25; 0,50; 1,0 e 2,0 mL/kg) e quatro repetições. Ao final foi realizada biometria, coleta de sangue, retirada de fígado e intestino, para análise de parâmetros desempenho, bioquímico e hematológico. Os peixes que restaram em cada tratamento foram desafiados por Aeromonas spp. O α-citral (50,13%) e ß-citral (40,31%) foram os componentes majoritários do OECF, e linalol (53,35%) do OEOB. Os testes in vitro mostraram que o OECF apresentou elevada atividade inibitória sobre Aeromonas spp., enquanto que o OEOB para a mesma bactéria apresentou atividade inibitória moderada. A inclusão do OECF na dieta reduziu conversão alimentar aparente, glicose, triglicérides e lisozima do plasma e glicogênio hepático e aumentou sobrevivência pré e pós desafio, ganho de peso, taxa de crescimento, índice hepatossomático, rendimento de carcaça; proteínas totais, aminoácidos totais, colesterol e ALT do plasma, ALT hepática, amilase intestinal e parâmetros hematológicos. Com a inclusão do OEOB na dieta reduziu conversão alimentar aparente, rendimento de carcaça, glicose, triglicérideos e lisozima do plasma e glicogênio e ALT hepático e aumentou ganho de peso, taxa de crescimento, proteínas totais, aminoácidos totais, colesterol e ALT do plasma e hemoglobina. As concentrações mais altas do OEOB aumentaram as enzimas digestivas. Conclui-se que ambos óleos essenciais são promissores como aditivos fitogênicos e podem contribuir na melhora de desempenho, parâmetros bioquímicos e hematológicos, porém na taxa de sobrevivência pós-desafio com Aeromonas spp. somente OECF.
Palavras-chave: Bioquímica
Capim limão
Desempenho
Hematologia
Manjericão
Tilápia (peixe) - criação
CNPq: Aquicultura
País: Brasil
Sigla da Instituição: POSZOO-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Zootecnia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31312
Data do documento: 24-Jan-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGZOO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizângela Maria de Souza - 27-04-2017.pdf2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.