Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Giovandro Marcus-
dc.contributor.authorDalmonte, Edson Fernando-
dc.creatorDalmonte, Edson Fernando-
dc.date.accessioned2019-12-20T16:11:52Z-
dc.date.available2019-12-20T16:11:52Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.date.submitted2008-05-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31233-
dc.description.abstractInvestiga o atual estágio do Webjornalismo, com base na análise do discurso, tomando-se por referência a perspectiva contratual da comunicação enquanto elemento capaz de estabelecer um vínculo entre as instâncias de produção e de reconhecimento. A pesquisa divide-se em duas fases: 1) pesquisa teórico-conceitual acerca dos conceitos empregados; 2) análise do suporte, o que compreende o estudo de Webjornais, com o objetivo de verificar o atual estágio de construção de contato entre enunciador e co-enunciador, no que diz respeito às modalidades discursivas desse novo suporte. São consideradas as características do Webjornalismo: multimidialidade/convergência; interatividade; hipertextualidade; personalização; memória (base de dados) e atualização contínua. A partir dessas características são localizados os elementos componentes de um quadro geral de “constrangimentos discursivos”, base do posicionamento discursivo, estabelecido segundo a perspectiva do dispositivo, capaz de implementar novas formas de enunciação, resultando numa configuração paratextual. A partir dos critérios de noticiabilidade, são questionadas as atuais estratégias de construção de efeito de real, tomando-se por referência os constrangimentos que atuam decisivamente na conformação do discurso Webjornalístico. Reflete sobre alguns critérios do mercado informacional, tratando o Webjornalismo como “bem de experiência” e a importância das “comunidades de experiência” para a simulação do contato entre as instâncias comunicacionais.pt_BR
dc.description.abstractIt investigates the contemporary situation of Webjournalism, based on Discourse Analysis’ theory, taking as reference the communicational contractual perspective as an element able to establish an entailment between production and recognition´s instances. The research is divided in two phasis: 1) a conceptual and theorical investigation on the notions elected; 2) the medium´s analysis, wich comprehends the on-line journalistical products´ study. The main goal is to investigate the real situation of the contact between enunciator e co-enunciator created by the discoursive modalities of the new materiality. The following aspects of Webjournalism were considered: multimediality/convergence; interactivity; hipertextuality; personalization; memory (data-basis) and permanent bringing up-to-date. Starting from the cited aspects, we identify the constituent parts of a general frame of “discoursive constraints” – basis of the discoursive attitude – settled accordingly to the device. We consider it is able to implement new modes of enunciations, resulting in a paratextual configuration. Taking the new´s criteria as ground, we discuss the contemporary strategies for the construction of the “effect of reality”, considering the conclusive constraints that act in the configuration of Webjournalistic discourse as reference. We also reflect on some informational-market criteria, focusing Webjournalism as “experience good”, considering also the “experience communities”´s concernment to the contact simulation between the communicative instances.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPosicionamento Discursivopt_BR
dc.subjectWebjournalismpt_BR
dc.subjectDiscourse Analysispt_BR
dc.subjectDiscoursive Attitudept_BR
dc.titlePosicionamento discursivo no webjornalismo: temporalidade, paratexto, comunidades de experiência e novos dispositivos de enunciaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFerreira, Giovandro Marcus-
dc.contributor.refereesFausto Neto, Antonio-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias Guimarães-
dc.contributor.refereesNatansohn, Leonor Graciela-
dc.contributor.refereesPalacios, Marcos Silva-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Dalmonte, Edson Fernando.pdf18,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.