Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSerafim, Jose Francisco-
dc.contributor.authorRibeiro, Carolina Guimaraes-
dc.creatorRibeiro, Carolina Guimaraes-
dc.date.accessioned2019-12-20T15:42:24Z-
dc.date.available2019-12-20T15:42:24Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31219-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo identificar e compreender que tipo de leitura sobre a História é suscitada pelas das obras Senso (1954), O Leopardo (1963) e O Inocente (1976), dirigidas pelo cineasta italiano Luchino Visconti. Partindo da necessidade de investigar quais são as relações possíveis entre Cinema e História, foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação Cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. A partir das ideias de Ferro e de demais autores, como Pierre Sorlin, considera-se que o filme expressa um discurso sobre a História. Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema - Históriapt_BR
dc.subjectO Leopardo - Filmept_BR
dc.subjectLuchino Viscontipt_BR
dc.subjectAnálise filmicapt_BR
dc.titleO cinema e a história na obra de Luchino Visconti: uma análise de Senso, O Leopardo e O Inocentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão Final.pdf3,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.