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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Serafim, Jose Francisco | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Carolina Guimaraes | - |
dc.creator | Ribeiro, Carolina Guimaraes | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T15:42:24Z | - |
dc.date.available | 2019-12-20T15:42:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2009 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31219 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo identificar e compreender que tipo de leitura sobre a História é suscitada pelas das obras Senso (1954), O Leopardo (1963) e O Inocente (1976), dirigidas pelo cineasta italiano Luchino Visconti. Partindo da necessidade de investigar quais são as relações possíveis entre Cinema e História, foram consideradas as ideias do historiador francês Marc Ferro, pioneiro no estudo acadêmico da relação Cinema-História. Ferro acreditava que todo filme era capaz de expressar características da sociedade que o produziu, servindo assim como objeto útil para os historiadores. A partir das ideias de Ferro e de demais autores, como Pierre Sorlin, considera-se que o filme expressa um discurso sobre a História. Como forma de melhor compreender as obras analisadas foi apresentado, em linhas gerais, o universo temático e estilístico de Luchino Visconti, caracterizado pela abordagem de temas como a decadência e a morte e pela minuciosa reconstituição de época. A metodologia de análise fílmica utilizada foi a Poética do Cinema, pois sua principal premissa é considerar o filme como um conjunto de estratégias construídas para suscitar determinados efeitos no apreciador. A Poética permite, então, compreender o modo como o discurso dos filmes analisados foi construído. Dessa forma, o trabalho procurou unir a análise interna às teorias dos estudos de Cinema e História. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema - História | pt_BR |
dc.subject | O Leopardo - Filme | pt_BR |
dc.subject | Luchino Visconti | pt_BR |
dc.subject | Análise filmica | pt_BR |
dc.title | O cinema e a história na obra de Luchino Visconti: uma análise de Senso, O Leopardo e O Inocente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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