Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31184
Tipo: Outros
Título: Qualidade da Educação Superior Brasileira: um modelo de análise
Autor(es): Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Autor(es): Morais, Vitor Guimarães
Ribeiro, Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Abstract: A qualidade da Educação Superior se constitui como campo de estudo e pesquisa, marcado por um dissenso a respeito do que se entende por qualidade, considerando que este é um termo subjetivo e polissêmico. O objetivo deste artigo é revisar criticamente as diferentes definições do conceito de qualidade, sua aplicação no campo da Educação Superior e formas utilizadas para categorização dessas definições, buscando propor um modelo que nos permita analisar as concepções de qualidade adotadas pelos docentes universitários para julgar os cursos de graduação. Através de uma revisão sistemática da literatura foram selecionados artigos e livros que tratassem diretamente do conceito de qualidade ou proposta de categorização, encontrando assim vinte e seis conceitos e três categorizações distintas, que foram analisados de acordo com suas similaridades e diferenças. Ao final, formaliza-se uma proposta de atualização de uma das categorizações encontradas, com vista a uma melhor adequação do seu uso na Educação Superior.
Palavras-chave: Qualidade
Qualidade na Educação Superior
Conceito de Qualidade
Universidade
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31184
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QUALIDADE-DA-EDUCAÇÃO-SUPERIOR-BRASILEIRA-UM-MODELO-DE-ANÁLISE.pdf327,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.