Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31181
Tipo: Outros
Título: Autoavaliação Institucional: um olhar a partir do programa de autoavaliação do IFRS
Autor(es): Silveira, Lisiane Bender da
Escott, Clarice Monteiro
Autor(es): Silveira, Lisiane Bender da
Escott, Clarice Monteiro
Abstract: O presente artigo apresenta um recorte de pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e caracterizada como pesquisa participante que tem por objetivo investigar os indicadores necessários para a avaliação dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. A pesquisa prevê ainda o desenvolvimento de um instrumento de autoavaliação para esses cursos. A construção da base teórica apoia-se em autores como DIAS SOBRINHO (2003) e LEITE (2000), os quais consideram a avaliação institucional um processo democrático, participativo e coletivo de reflexão, produção de conhecimentos sobre a instituição, cujo processo encaminha para compreensão de conjunto e definição de ações de melhoria. No presente artigo, apresenta os resultados parciais, descrevendo a análise realizada no que se refere ao Programa de Autoavaliação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (PAIIFRS), publicado em 2012 pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), efetuada para o desenvolvimento do projeto de pesquisa.
Palavras-chave: Avaliação Institucional
Autoavaliação
Instrumento de Autoavaliação
Instituto Federal
Ensino Médio Integrado
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31181
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUTOAVALIAÇÃO-INSTITUCIONAL-UM-OLHAR-A-PARTIR-DO-PROGRAMA-DE-AUTOAVALIAÇÃO-DO-IFRS.pdf440,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.