Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Marques, Cintia Bueno | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Thaís Torres | - |
dc.contributor.author | Griebler, Ana Cristina de Freitas | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Marcelo Francisco da Silva | - |
dc.creator | Marques, Cintia Bueno | - |
dc.creator | Ramalho, Thaís Torres | - |
dc.creator | Griebler, Ana Cristina de Freitas | - |
dc.creator | Cardoso, Marcelo Francisco da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-18T13:48:27Z | - |
dc.date.available | 2019-12-18T13:48:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31164 | - |
dc.description.abstract | O texto relata a experiência do NAU/ESEFID em avaliar sistematicamente todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, recursos físicos e humanos, bem como procedimentos administrativos e pedagógicos. Paralelamente à avaliação para o SINAES este NAU desenvolveu metodologia para avaliar a cada três anos os currículos da graduação, o gerenciamento administrativo e pedagógico bem como as atividades/projetos de extensão através de questionários e grupos focais gerando uma análise quanti e qualitativa. Em sua atuação o NAU/ESEFID já gerou três relatórios com dados consistentes para cada tema contribuindo para o planejamento de ações estratégicas na Unidade. Como resultados verifica-se a participação efetiva da comunidade acadêmica em todas as etapas propostas, o aprimoramento dos processos administrativos e pedagógicos, bem como resultado o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) que tem crescido em todos os cursos da Unidade e na última avaliação alcançou nota máxima em dois, dos três cursos ofertados. A partir da experiência, acredita-se que a leitura atenta dos resultados da avaliação e posteriores discussões em diferentes instâncias e segmentos da comunidade acadêmica, pode contribuir na qualificação dos processos de trabalho minimizando dificuldades e possibilitando avanços em relação aos objetivos esperados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação institucional | pt_BR |
dc.subject | Cultura avaliativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Avaliação na ESEFID/UFRGS: relato da construção coletiva de uma cultura institucional | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019)
|