Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31144
Tipo: Outros
Título: Avaliação do desempenho docente em cursos de pós-graduação como prática institucional participativa
Autor(es): Felix, Glades Tereza
Miorando, Tania Micheline
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Damilano, José Luiz Padilha
Autor(es): Felix, Glades Tereza
Miorando, Tania Micheline
Costas, Fabiane Adela Tonetto
Damilano, José Luiz Padilha
Abstract: Esse paper apresenta o resultado do processo de avaliação do desempenho de docentes de pós-graduação a partir do olhar dos discentes pós-graduandos. Com base na metodologia da Avaliação Institucional Participativa (AIP) de abordagem quantiqualitativa, tipo estudo de caso. Abrangeu seis cursos de pós-graduação. O instrumento foi composto por sete dimensões, totalizando quinze questões objetivas e uma aberta. Pela ferramenta SPSS 24 obteve-se médias ponderadas e o desvio padrão. Pelo NVIVO 10 e análise de conteúdo obteve-se resultados por dimensão, semestre e curso. Os resultados demonstraram participação acima da média por parte dos discentes. Estes destacaram como aspectos positivos: relação orientador-orientando, plano da disciplina, relação docente-estudante, aproveitamento das aulas. A metodologia docente foi ressaltada como ponto a melhorar na maioria dos cursos e programas. Os docentes reconheceram a utilidade da metodologia da AIP para além da produtividade, pois envolve a reflexão, a prestação de contas e agrega valores formativos. Conclui-se que processos não dirigidos para o controle e/ou a progressão funcional, permitem caminhos e práticas institucionais participativas, convenientes a um desenvolvimento profissional, democrático e equilibrado nas relações docente-discente e orientador-orientando.
Palavras-chave: Pós-graduação
Desempenho docente
Qualidade
Avaliação Institucional participativa
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31144
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVALIAÇÃO-DO-DESEMPENHO-DOCENTE-EM-CURSOS-DE-PÓS-GRADUAÇÃO-COMO-PRÁTICA-INSTITUCIONAL-PARTICIPATIVA.pdf246,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.