Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Mendes, Fernanda Brasil | - |
dc.contributor.author | Gruginskie, Claudete Lampert | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Flávia Renata Pinto | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz | - |
dc.creator | Mendes, Fernanda Brasil | - |
dc.creator | Gruginskie, Claudete Lampert | - |
dc.creator | Barbosa, Flávia Renata Pinto | - |
dc.creator | Rodrigues, Cláudia Medianeira Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T14:04:13Z | - |
dc.date.available | 2019-12-17T14:04:13Z | - |
dc.date.issued | 2019-10 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-8292-231-6 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31128 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo analisar os desdobramentos e os impactos do protocolo de compromisso celebrado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Ministério da Educação a fim de implementar melhorias naqueles cursos que obtiveram conceitos insatisfatórios em suas avaliações externas. Para tanto, serão analisados dois cursos da UFRGS que passaram pelo protocolo de compromisso: um bacharelado (B) que cumpriu o protocolo em 2016 e uma licenciatura (L) em 2013. Estes cursos celebraram o protocolo de compromisso devido ao boicote dos discentes ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e, por esse motivo, obtiveram o Conceito Preliminar de Curso (CPC) insatisfatório. Este artigo está baseado em metodologia qualitativa e sua primeira etapa consta de análise da bibliografia e a segunda etapa em pesquisa de campo através de entrevistas. Os resultados evidenciaram que o processo do protocolo de compromisso não provocou mudanças significativas na estrutura e no projeto pedagógico dos cursos, uma vez que estas já estavam em andamento, mas contribuiu para acelerar o processo e alertar as coordenações para a necessidade de práticas de conscientização dos alunos quanto à importância do Enade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFBA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Protocolo de compromisso | pt_BR |
dc.subject | UFRGS | pt_BR |
dc.subject | Regulação | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.title | Cumprimento de protocolos de compromissos de cursos a partir do SINAES: a experiência da UFRGS | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | 4 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Anais e relatórios (AVALIES 2019)
|