Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31123
Tipo: Outros
Título: Experiência de construção de um instrumento de avaliação para Cursos de Licenciatura: modos de ressignificar a avaliação
Autor(es): Trevisan, Mônica de Souza
Autor(es): Trevisan, Mônica de Souza
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar um instrumento para o Núcleo Docente Estruturante, com a finalidade de integrar autoavaliação e avaliação externa no acompanhamento do curso. Foi construído tendo como foco principal cursos de Licenciatura que passaram por reestruturação a partir da publicação da Resolução CNE/CP n. 02, de 1 de julho de 2015. O trabalho é resultado da tese de doutoramento em educação “Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: produção de sentidos de qualidade na gestão de Licenciaturas da UFSM” que investigou cursos de licenciatura presenciais. Como metodologia realizou-se um estudo multicasos analisando atas dos NDEs, observação de reuniões e entrevistas com coordenadores de curso. Realizou-se a análise documental de instrumentos de avaliação: relatório das visitas para Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento e relatórios do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). Observou-se que cursos consideram os resultados de avaliação, mas nem todos conseguem articular avaliação externa com autoavaliação. Como resultado do estudo produziu-se um instrumento que buscou articular os resultados da avaliação externa, auxiliando no processo de acompanhamento contínuo e autoavaliação dos cursos de Licenciatura.
Palavras-chave: Qualidade
Avaliação
Autoavaliação
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31123
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.