Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31121
Tipo: Outros
Título: Pesquisas relacionadas a Autoavaliação Institucional em Instituições de Educação Superior: principais abordagens e enfoques
Autor(es): Nascimento, Alison Costa do
Autor(es): Nascimento, Alison Costa do
Abstract: O presente artigo buscou identificar e analisar as principais abordagens recorrentes em pesquisas dedicadas a autoavaliação institucional das Instituições de Educação Superior (IES). Para seleção dos artigos utilizou-se os seguintes descritores: “avaliação da educação superior”, “autoavaliação institucional” AND “educação superior”, “autoavaliação” AND “Comissão Própria de Avaliação”. Após levantamentos dos artigos em portais de periódicos e revistas especializadas, identificou-se estudos com as seguintes abordagens: estudos que concentram a análise na autoavaliação enquanto instrumento de gestão, no papel da Comissão Própria de Avaliação na condução do processo, na percepção que membros da comunidade têm em relação a autoavaliação e pesquisas que se ocupam de questões concernentes a participação e envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional. Conclui-se que se faz necessária a ampliação e aprofundamento dos estudos que envolvem a autoavaliação institucional, visto que há um caminho longo a percorrer para consolidação dessa prática no âmbito das IES. A construção de uma cultura da (auto)avaliação parece se colocar como o maior desafio a ser enfrentado pelas CPAs e comunidade acadêmica.
Palavras-chave: Avaliação
Autoavaliação Institucional
Comissão Própria de Avaliação
Educação Superior
Editora / Evento / Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31121
Data do documento: Out-2019
Aparece nas coleções:Anais e relatórios (AVALIES 2019)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.