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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalacios, Anamaria-
dc.contributor.authorCruz, Maria Dulce Soares Bulcao Marques-
dc.creatorCruz, Maria Dulce Soares Bulcao Marques-
dc.date.accessioned2019-12-12T18:10:35Z-
dc.date.available2019-12-12T18:10:35Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.issnTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31065-
dc.description.abstractEste trabalho, de caráter monográfico, trata da relação entre Comunicação – especialmente a Publicidade – e Turismo, e tem por finalidade apresentar a “Marca Brasil” – origem, desenvolvimento e usos – e avaliar seus impactos na atividade turística nacional, para o que serão focadas as campanhas publicitárias veiculadas por órgãos governamentais da esfera federal – Ministério do Turismo (MTur) e Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) - consideradas emblemáticas na evidenciação não apenas do incremento da atividade turística brasileira, mas também da mudança de abordagem por parte do governo federal na elaboração do material promocional para divulgação em âmbitos interno e externo. O objetivo central da pesquisa foi identificar que elementos identitários representativos da cultura brasileira foram utilizados para compor, na marca turística nacional, a representação do Brasil como destino competitivo no contexto do turismo internacional. É também interesse fundamental desse trabalho conhecer e compreender as especificidades da publicidade turística, para, assim, perceber que imagem representativa do país se pretende veicular e fixar junto a seus públicos-alvo. Para tanto, além de pesquisa documental e bibliográfica, realizar-se-ou uma análise amostral, composta de um dos diversos anúncios integrantes da campanha Vire Fã, tendo a semiologia de Gemma Penn como principal suporte teóricometodológico. Três importantes fenômenos da Contemporaneidade – Globalização, Comunicação e Turismo – foram relacionados, visando identificar possíveis conexões entre eles. Publicidade, situada como prática social, e Marca, situada como vantagem competitiva, revelam-se elementos de marketing com significativa influência na atividade turística, tendo em vista as especificidades do produto turístico. Realizou-se, também, um panorama histórico da atuação da EMBRATUR em relação ao marketing turístico brasileiro, com foco na promoção internacional, visando observar que elementos identitários – materiais e imateriais – brasileiros têm integrado a imagem turística do país.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarca brasilpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMarketing turisticopt_BR
dc.titleMarca brasil: a atividade turística brasileira na perspectiva da comunicação publicitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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