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dc.contributor.advisorMenezes, Tânia Maria de Oliva-
dc.contributor.authorSantos, Alana Libania de Souza-
dc.creatorSantos, Alana Libania de Souza-
dc.date.accessioned2019-12-02T11:58:29Z-
dc.date.available2019-12-02T11:58:29Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2018-06-19-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30977-
dc.description.abstractO processo de envelhecimento humano é acompanhado por transformações que reorientam a trajetória de vida, levando a uma reflexão íntima sobre o presente, o passado e o futuro. O acentuado crescimento da população idosa traz demandas por estratégias de cuidado para um envelhecimento ativo e saudável. Nesse sentido, a existência de projeto de vida durante o processo de envelhecimento mostra-se como fator promotor de saúde mental, e a participação em projetos educacionais, como uma estratégia de impacto positivo na saúde dessa população. O estudo teve como objetivo geral: Apreender os projetos de vida de pessoas idosas participantes da Universidade Aberta a Terceira Idade, que funciona em uma universidade pública. Como objetivos específicos: 1. Conhecer o projeto de vida da pessoa idosa; 2. Identificar possíveis relações entre o projeto de vida de pessoas idosas com a participação na Universidade Aberta a Terceira Idade; 3. Descrever o que a pessoa idosa tem feito para alcançar o seu projeto de vida. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, ancorado na Teoria da Atividade proposta por Robert Havighurt. Realizado no Campus XII da Universidade do Estado da Bahia, no período de outubro a dezembro de 2017. Participaram do estudo 11 mulheres e 4 homens com idade a partir de 60 anos, totalizando 15 colaboradores, que frequentam o programa da Universidade Aberta a Terceira Idade. As informações foram coletadas por meio da entrevista individual e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo temática de Laurence Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Os resultados demonstraram que a idade variou entre 60 e 82 anos, com predominância de mulheres, aposentadas, católicas, com ensino fundamental completo. Dos depoimentos emergiram duas categorias: 1. Contribuições da participação social no projeto de vida da pessoa idosa, sustentada em três subcategorias: a. A importância das relações sociais informais na motivação para a vida; b. A Universidade Aberta a Terceira Idade na promoção do envelhecimento ativo e saudável; c. O trabalho voluntário e religioso é fonte de gratificação e felicidade na velhice; 2. Envelhecimento ativo e saudável: o projeto de vida da pessoa idosa, ancorada em duas subcategorias: a. A saúde como desejo prioritário; b. A atividade na velhice é sinônimo de autonomia e independência. Conclui-se que os idosos possuem perspectivas futuras para uma boa velhice, desejam manterem-se ativos, independentes e autônomos. A universidade possui uma gama de recursos que precisam ser melhor explorados, para contribuir com a concretização dos projetos de vida dos idosos, bem como a construção de novos projetos.pt_BR
dc.description.abstractThe process of human aging is accompanied by transformations that redirect the path of life, leading to an intimate reflection on the present, past and future. The accentuated growth of the elderly population brings demands for care strategies for an active and healthy aging. In this sense, the existence of a life project during the aging process is shown as a mental health promoting factor, and the participation in educational projects, as a strategy of positive impact on the health of this population. This study had as general aim: To apprehend the life projects of elderly people who attend the Open University for Third Age that works in a public university. As specific aims: 1. To know the life project of the elderly person; 2. To identify possible relationships between the life project of elderly people with the participation in the Open University for Third Age; 3. To describe what the elderly person has done to achieve their life project. This is a descriptive, exploratory study with a qualitative approach, anchored in the Activity Theory proposed by Robert Havighurt. It was conducted on Campus XII at Universidade do Estado da Bahia, from October to December 2017. 11 women and 4 men aged 60 years and over participated in the study, totaling 15 participants who attend the program of the Open University for Third Age. Data was collected through individual interview and analyzed based on the thematic content analysis technique of Laurence Bardin. The study was approved by the Research Ethics Committee of the Nursing School of Universidade Federal da Bahia. The results showed that the age ranged from 60 to 82 years, predominantly women, retired, Catholic, with complete primary education. Two categories emerged from the statements: 1. Contributions of social participation in the project of life of the elderly, sustained in three subcategories: a. The importance of informal social relations in motivation for life; b. The Open University for Third Age in the promotion of active and healthy aging; c. Volunteer and religious work is a source of gratification and happiness in old age; 2. Active and healthy aging: the elderly person's life project, anchored in two subcategories: a. Health as a priority desire; b. Activity in old age is a synonymous of autonomy and independence. It is concluded that the elderly have future prospects for a good old age, they want to remain active, independent and autonomous. The university has a range of resources that need to be better explored, in order to contribute to the realization of the life projects of the elderly, as well as the construction of new projects.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectVidapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectAgedpt_BR
dc.subjectProjectspt_BR
dc.subjectLifept_BR
dc.subjectUniversitiespt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.titleProjeto de vida de pessoas idosas participantes da Universidade Aberta a Terceira Idadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMotta, Alda Britto da-
dc.contributor.refereesFreitas, Adriana Valeria da Silva-
dc.contributor.refereesCalda, Célia Pereira-
dc.publisher.departamentEscola de Enfermagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

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