Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30963
Tipo: Tese
Título: Detecção de resposta de anticorpos contra antígenos proteicos de Streptococcus pneumoniae, haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis em crianças com pneumonia
Autor(es): Borges, Igor Carmo
Autor(es): Borges, Igor Carmo
Abstract: Pneumonia está entre as principais causas de mortalidade infantil no mundo. Contudo, o diagnóstico etiológico de pneumonia ainda é um desafio. Nós avaliamos diversos fatores que podem influenciar o diagnóstico de infecção por Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis em crianças com pneumonia utilizando testes sorológicos com antígenos proteicos. Utilizando diversas combinações de proteínas pneumocócicas, mostramos que testes sorológicos combinando diferentes proteínas pneumocócicas detectam uma frequência maior de resposta anticórpica contra S. pneumoniae, comparado a testes que utilizam uma única proteína. Também demonstramos que o nível de anticorpos preexistentes e o intervalo entre a coleta das amostras pareadas de soro influenciam a detecção de respostas anticórpicas contra proteínas de pneumococo e H. influenzae por testes sorológicos. Comparando testes sorológicos utilizando proteínas e polissacarídeos pneumocócicos, encontramos que testes sorológicos utilizando proteínas são mais sensíveis para a detecção de infecção pneumocócica em crianças com pneumonia. Adicionalmente, avaliamos o desenvolvimento natural de anticorpos contra proteínas das três bactérias estudadas nos primeiros 13 anos de vida de crianças sadias. Encontramos que há maturação do sistema imune para produção de anticorpos contra antígenos proteicos dessas bactérias antes dos cinco anos de vida. Também avaliamos a distribuição sazonal das infecções causadas por essas bactérias em crianças com pneumonia em uma região tropical. Demonstramos que pneumonia causada por M. catarrhalis é mais frequente durante o outono-inverno. Concluindo, testes sorológicos utilizando antígenos proteicos são métodos diagnósticos adequados para a investigação de infecção causa por S. pneumoniae, H. influenzae ou M. catarrhalis em crianças com pneumonia.
Palavras-chave: Pneumonia
Haemophilus influenzae
Moraxella (Branhamella) catarrhalis
Criança
Criança - Infecção
Child - Infection
Minors
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30963
Data do documento: 29-Nov-2019
Aparece nas coleções:Tese (ICS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese ICS Igor Carmo Borges.pdf
Restrito até 2069-11-16
10,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.