Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGomes, Henriette Ferreira-
dc.contributor.authorNascimento, Eneida de Paula-
dc.creatorNascimento, Eneida de Paula-
dc.date.accessioned2019-11-12T21:07:10Z-
dc.date.available2019-11-12T21:07:10Z-
dc.date.issued2019-11-12-
dc.date.submitted2018-07-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30929-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre mediação da leitura em bibliotecas comunitárias, com o objetivo geral de analisar as dimensões da mediação alcançadas nas atividades realizadas pelas bibliotecas comunitárias da Cidade de Salvador. Para alcançar essa finalidade, foram trabalhados três objetivos específicos, buscando identificar os tipos de atividades desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias, analisar as dimensões da mediação contempladas no desenvolvimento das atividades de mediação da leitura realizadas e verificar a frequência da oferta das atividades de mediação da leitura. Quanto à metodologia, foram adotados os métodos: documental (com análise dos blogs, sites e documentos que divulgam as atividades) e o método de múltiplos casos, com a adoção das técnicas da observação indireta e realização de entrevistas, tendo os dados sido tratados a partir das abordagens qualitativa e quantitativa. Como principais resultados, constatou-se que apesar das bibliotecas comunitárias desenvolverem 32 atividades que têm relação com a mediação da leitura, no entanto estas representam apenas quatro atividades, se distinguindo somente a nomenclatura delas, contação de história, roda de leitura, produção de textos e clube de leitura. Assim, a dimensão dialógica é trabalhada nas atividades roda de leitura, contação de história, produção de textos e clube de leitura. Quanto à dimensão estética, ocorre certo alcance nas atividades de contação de história e produção de textos quando o leitor vai além do ato de lê, utilizando da ação criativa no seu cotidiano. Por outro lado, a dimensão formativa na atividade de produção de textos é parcialmente trabalhada quando o leitor é motivado a gerar textos a partir das leituras que faz. Já o alcance da dimensão ética pode ser considerado intermediário nas atividades roda de leitura e contação de história. Por fim, observou-se que a dimensão política não foi contemplada dentre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas comunitárias. Assim, pode-se dizer que este trabalho alcançou o seu objetivo geral de analisar o nível de mediação da leitura realizada pelas bibliotecas comunitárias da Cidade de Salvador.pt_BR
dc.description.abstractAbstract-The present work presents the results of a study about reading mediation in community libraries, with the overall objective to examine the dimensions of the mediation achieved in the activities carried out by community libraries of the city of Salvador. To achieve this purpose, three specific objectives were worked, seeking to identify the types of activities carried out by the community libraries, analyse the dimensions of the mediation referred to in development of the activities of mediation of reading carried out and check the frequency of the offer of mediation of reading activities. As for the methodology, the following methods were adopted: documentary (with analysis of blogs, websites and documents that disseminate the activities) and the multiple case method, with the adoption of indirect observation techniques and interviews, qualitative and quantitative approaches. As main results, it was verified that although the community libraries develop 32 activities that are related to the mediation of reading, however these represent only 04 activities, distinguishing only their nomenclature, story counting, reading wheel, text production and reading club. Thus, the dialogic dimension is worked on the activities of reading wheel, storytelling, text production and reading club. As for the aesthetic dimension, there is a certain scope in the activities of storytelling and the production of texts when the reader goes beyond the act of reading, using creative action in their daily life. But, on the other hand, the formative dimension in the activity of producing texts is partially worked out when the reader is motivated to generate texts from the readings that he makes. Already the scope of the ethical dimension can be considered intermediate in the activities wheel of reading and storytelling. Finally, it was observed that the political dimension was not contemplated among the activities developed by the community libraries. Thus, it can be said that this work achieved its general objective of analyzing the level of mediation of reading carried out by the community libraries of the City of Salvador.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectMediação da leitura-biblioteca comunitáriapt_BR
dc.subjectDimensões da mediaçãopt_BR
dc.subjectCommunity librarypt_BR
dc.subjectMediation of the reading-community librarypt_BR
dc.subjectDimensions of mediationpt_BR
dc.titleDimensões da mediação da leitura em bibliotecas comunitárias: um estudo de múltiplos casos na cidade de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Raquel do Rosário-
dc.contributor.refereesSantos, José Carlos Sales dos-
dc.publisher.departamentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsICIpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Eneida de Paula.pdf873,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.