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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30802
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRabelo, Miriam Cristina-
dc.contributor.authorGoes, Alexandre dos Santos-
dc.creatorGoes, Alexandre dos Santos-
dc.date.accessioned2019-10-23T12:13:06Z-
dc.date.available2019-10-23T12:13:06Z-
dc.date.issued2019-10-23-
dc.date.submitted2019-04-05-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30802-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade apresentar o caso relativo aos “Orixás do Dique”. Trata-se de um caso emblemático cujo foco é o Dique do Tororó, espaço público da cidade de Salvador, onde estão instaladas desde 1998 esculturas nomeadas de orixás confeccionadas pelo artista Tatti Moreno em parceria com o Governo da Bahia. Para executar esta tarefa foi necessário recuperar os registros históricos que indicam sua condição de território negro historicamente constituído e utilizado pelos cultos afro-brasileiros. Foi necessário também recuperar a chamada "Bahia afro", isto é, o circuito intelectual, artístico e político de exaltação de alguns elementos afro-brasileiros impressos na cultura baiana e codificados numa linguagem propícia ao turismo e ao entretenimento. Igualmente necessário foi ter explorado o conflito religioso que se procedeu a partir da crítica evangélica encaminhada em âmbito legislativo contra as esculturas. Pondo ênfase na dimensão dos problemas que o caso evoca (tais como a dessacralização espacial, a folclorização dos símbolos afro-religiosos e a censura artística por “intolerância religiosa”), apresentamos resultados que indicam um público afro-religioso, cujo desafio maior é se aglutinar politicamente para determinar os rumos dos problemas que então o aflige.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present the case related to the "Orixás do Dique". This is an emblematic case which focuses on Dique do Tororó, a public space in the city of Salvador, where since 1998 the sculptures named orixás made by artist Tatti Moreno have been installed in partnership with the Government of Bahia. In order to perform this task, it was necessary to recover the historical records that indicate its status as a black territory historically constituted and used by the Afro-Brazilian cults. It was also necessary to recover the so-called "Bahia afro", that is, the intellectual, artistic and political circuit of exaltation of some Afro-Brazilian elements printed in the Bahian culture and encoded in a language favorable to tourism and entertainment. It was also necessary to explore the religious conflict that proceeded from the evangelical criticism sent to the legislative council against the sculptures. Emphasizing the scale of the problems that the case evokes (such as spatial desacralization, the folklorization of Afro-religious symbols and artistic censorship for "religious intolerance"), we present results that suggest an afro-religious audience whose political agglutination to determine the course of the problems that afflict it.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrixáspt_BR
dc.subjectDique do Tororópt_BR
dc.subjectPúblicopt_BR
dc.subjectSalvador - BApt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.title"Orixás do Dique": estudo sobre religião e espaço público em Salvador-Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLehmann, David-
dc.contributor.refereesLima, Fabio Batista-
dc.contributor.refereesFerreira, Alberto Heráclito-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PPGCS)

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