Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30791
Tipo: Outros
Título: Mapa do zoneamento do sistema aquífero Urucuia-SAU na Bahia, baseado no Tempo de Retardo Médio (TRM).
Autor(es): Gonçalves, Mário Jorge de Souza
Reis, Simony Lopes da Silva
Autor(es): Gonçalves, Mário Jorge de Souza
Reis, Simony Lopes da Silva
Abstract: O Tempo de Retardo Médio (TRM) é o tempo no qual as precipitações pluviais médias, de uma determinada região, interferem nas vazões médias de jusante, de uma determinada estação fluviométrica, numa bacia hidrográfica, num determinado período. Desta maneira é possível classificar as bacias hidrográficas em dois Tipos, o Tipo 1 com tempo retardo médio < 30 dias e o Tipo 2 com tempo de retardo médio ≥ 30 dias. A classificação de bacias hidrográficas do Tipo 1 e 2 é baseada nos fatores intervenientes Climáticos e Fisiográficos do escoamento superficial, como: a) Climáticos: intensidade e duração das precipitações; condições antecedentes; frequência e intensidade de precipitações; e b) Fisiográficos: área da bacia, forma, tipo de vegetação, permeabilidade, geologia, capacidade de infiltração, topografia e existência de obras hidráulicas na bacia (barragens, retificações, etc...). Na classificação de bacias proposta comparamos os maiores valores de precipitação média com os maiores valores de vazão média para se avaliar o tempo de retardo médio, uma vez que as maiores vazões sofrem uma menor influencia de barragens e outras obras na bacia. Na área de estudo, Sistema Aquífero Urucuia – SAU, no estado da Bahia, foram avaliadas as sub-bacias hidrográficas dos rios Carinhanha, Arrojado e Correntina (tributários do rio Corrente) e Grande (além do rio Preto, tributário do rio Grande, e o rio Sapão, tributário do rio Preto) todos pertencentes à bacia hidrográfica do rio São Francisco. Neste estudo teve como resultados que o rio Carinhanha é uma drenagem do Tipo 1 (TRM < 30 dias) e que os rios Arrojado, Correntina, Grande, Preto e Sapão são Drenagens do Tipo 2 (TRM ≥ 30 dias), sendo que os rios Grande e Preto possuem TRM ≥ 60 dias e o rio Sapão ≥ 90 dias. Desta maneira se observa que existe um zoneamento no qual o tempo de retardo médio (TRM) aumenta de Sul para Norte no Sistema Aquífero Urucuia-SAU, no estado da Bahia.
Palavras-chave: Tempo de Retardo Médio (TRM)
Sistema aquífero Urucuia-SAU
Rio Grande
Bacia Hidrográfica
Rio Carinhanha
Rio Arrojado
Rio Correntina
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Citação: GONÇALVES, Mário Jorge de Souza; REIS, Simony Lopes da Silva. Mapa do zoneamento do sistema aquífero Urucuia-SAU na Bahia, baseado no Tempo de Retardo Médio (TRM). In: SEMINÁRIO ÁGUAS DO URUCUIA: SOBERANIA ALIMENTAR E JUSTIÇA ESPACIAL, 1., 2019, Salvador: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30791
Data do documento: 29-Mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (POSGEO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Seminário Resumo do mapa.pdfResumo Inglês e Português168,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Banner_mapa_Rev 02.pdfPainel com o Mapa2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.