Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30741
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRobatto, Pedro-
dc.contributor.authorSilva Filho, Jovany Gomes da-
dc.creatorSilva Filho, Jovany Gomes da-
dc.date.accessioned2019-10-11T12:19:05Z-
dc.date.available2019-10-11T12:19:05Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.date.submitted2018-11-26-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30741-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o que foi desenvolvido durante o meu transcurso no mestrado profissional da UFBA. Trata-se, na primeira parte, de um memorial, no qual relato de que maneira o curso impactou minha vida musical. Na segunda parte, apresento um artigo científico que se trata de um relato de experiência que tem o objetivo de descrever o processo de preparação para a minha participação do III concurso Devon&Burgani, destinado a jovens clarinetistas, utilizando o Ciclo de Deming (PDCA) e a ferramenta online Tuctor como alternativas para sistematizar as práticas musicais. Derivado desse objetivo, temos dois objetivos específicos: propor um plano estratégico para a preparação de performances de clarinetistas e desenvolver estratégias para a otimização do tempo de estudo de práticas musicais. Também conhecido como PDCA, o ciclo de Deming é constituído por quatro etapas (planejar, executar, verificar e agir) que possibilitam monitoramento, ação continua, além de auxiliar estudantes na identificação e correção de possíveis irregularidades no planejamento. A ferramenta online Tuctor permite criar um plano de estudo de forma facilitada, com racionalidade, método e eficiência. A utilização dessas ferramentas resultou em melhorias constantes nos aspectos técnicos e interpretativos das peças estabelecidas no edital do concurso prestado. Por fim, apresento um manual para elaboração de planejamento de práticas musicais na ferramenta online Tuctor, produto que foi gerado ao término desse ciclo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClarinetistas, Plano Estratégico, Clarineta, Preparação para Concursos, Relato de Experiência.pt_BR
dc.titleA utilização do ciclo PDCA e da ferramenta online Tuctor na preparação de concursos para clarinetistas: um plano estratégicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Gueber Pessoa-
dc.contributor.refereesBarbosa, José Luis da Silva-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArte/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO FINAL OFICIAL apos feedback.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.