Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30720
Tipo: Artigo de Evento
Título: Armazenamento oportunista em redes de dados nomeados sem fio como suporte à mobilidade de produtores
Autor(es): Araújo, Francisco Renato Cavalcante
Sousa, Antonio Mateus de
Sampaio, Leobino Nascimento
Autor(es): Araújo, Francisco Renato Cavalcante
Sousa, Antonio Mateus de
Sampaio, Leobino Nascimento
Abstract: As Redes Centradas na Informação foram propostas na perspectiva de atender as novas demandas de tráfego da Internet, dentre suas várias abordagens as Redes de Dados Nomeados (NDN) são as mais investigadas e, embora suporte a mobilidade dos consumidores, a mobilidade dos produtores ainda representa um desafio, dado o custo de atualização das rotas nos nós e, ainda mais crítico, os períodos de ausência do produtor. Nesse contexto, este trabalho propõe minimizar os efeitos da mobilidade de produtores em NDN, através de uma estratégia de encaminhamento de interesses e uma política de substituição de cache para os nós da rede sem fio. A solução foi implementada no simulador ndnSIM, e os resultados mostram ganhos de até 35,32% na taxa de satisfação de interesses com redução de tempo de 56,23% comparada à NDN padrão.
Palavras-chave: Redes centradas na informação
Mobilidade do produtor
Rede de dados nomeados
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
Citação: ARAÚJO, R. C. F.; SOUSA, A. M. de; SAMPAIO, L. N. Armazenamento oportunista em redes de dados nomeados sem fio como suporte à mobilidade de produtores. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS, 36., 2018, Campos do Jordão, SP. Anais eletrônicos… São Paulo: SBC, 2018. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/2462. Acesso em: 10 maio 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbrc/article/view/2462
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30720
Data do documento: 10-Mai-2018
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (PGCOMP)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.