Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30647
Tipo: Dissertação
Título: Cognições do microempresário soteropolitano: casos de sucesso e fracasso no setor comércio varejista
Autor(es): Belmont, Víctor Manuel Carrasco
Autor(es): Belmont, Víctor Manuel Carrasco
Abstract: O desdobramento das microempresas tem mostrado sua importância na estabilidade econômica dos países em desenvolvimento. No Brasil, o Cadastro Central de Empresas registrou que das 4,8 milhões de empresas ativas, 87,3% são consideradas microempresas. Assim mesmo, tais empresas, em consonância com as pequenas empresas, são as principais geradoras de riqueza no setor comércio do país (53,4% do PIB deste setor). Apesar da relevância na economia brasileira, estudos mostram que a taxa de sobrevivência das microempresas diminui com o passar dos anos, pois este tipo de negócios apresenta curta durabilidade. O objetivo deste estudo é mapear os esquemas cognitivos construídos por microempresários soteropolitanos do setor comércio varejista, identificando as atribuições causais sobre o sucesso e o fracasso nas microempresas. Os esquemas enfatizam a construção da realidade e constituem blocos da cognição, reunindo o conhecimento e a experiência que as pessoas adquirem em relação a um elemento da realidade. Reconhecer o peso atribuído aos fatores ambientais e psicossociais, assim como as causas que podem estar passando despercebidas no microempresário, é uma tentativa de ampliar o panorama sobre esse tipo de empresas, seu desenvolvimento e possíveis melhorias no funcionamento. O método proposto para esta pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa. Participaram do estudo dez microempresários do setor varejista da cidade de Salvador. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas que constaram de duas etapas. Na primeira etapa, o participante respondeu a perguntas relacionadas com a sua trajetória empresarial. Na segunda etapa, o participante selecionou, entre 18 fichas com fatores que a literatura aponta como fontes de sucesso e fracasso, aquelas que explicariam episódios da sua trajetória e a de outros microempresários. Foram utilizados mapas cognitivos para representar visualmente como os participantes esquematizaram as percepções individuais e coletivas, permitindo ter uma visão detalhada de cada caso, assim como comparar os fatores de sucesso e fracasso atribuídos nas suas microempresas com os reconhecidos nas microempresas alheias. Foi possível também comparar as atribuições feitas pelos participantes considerando as suas condições de gênero, escolaridade e experiência profissional. Os resultados mostraram que os microempresários tendem a atribuir o sucesso, próprio e alheio, aos fatores psicossociais. Enquanto ao fracasso, suas percepções mostraram divergências, sendo que, o fracasso próprio é devido principalmente a fatores ambientais, enquanto que o fracasso alheio é atribuído principalmente aos fatores psicossociais, resultados congruentes com a teoria da atribuição causal. Podemos concluir que os fatores persistência e autoconfiança, administração e logística adequada, produtos de qualidade e fidelidade com o cliente tiveram maior peso nas explicações de sucesso, enquanto que o ações do governo, a falta de redes de apoio, desconhecimento do mercado e gestão inadequada receberam maior peso na explicação do fracasso.
The unfolding of micro-enterprises has shown its importance in the economic stability of developing countries. In Brazil, the Central Business Register registered that of the 4.8 million active companies, 87.3% are considered micro-enterprises. Likewise, these companies, in consonance with the small companies, are the main generators of wealth in the commerce sector of the country (53.4% of the GDP of this sector). Despite the relevance in the Brazilian economy, studies show that the survival rate of microenterprises declines over the years, as this type of business has a short durability. The objective of this study is to map the cognitive schemes constructed by soteropolitan microentrepreneurs of the retail sector, identifying the causal attributions on success and failure in microenterprises. The schemas emphasize the construction of reality and constitute blocks of cognition, bringing together the knowledge and experience that people acquire in relation to an element of reality. Recognizing the weight attributed to environmental and psychosocial factors, as well as the causes that may be going unnoticed in the microentrepreneur, is an attempt to broaden the panorama about this type of business, its development and possible improvements in the functioning. The method proposed for this research is qualitative and interpretive. Ten microentrepreneurs from the retail sector of the city of Salvador participated in the study. For the collection of data, we used semi-structured interviews that consisted of two stages. In the first step, the participant answered questions related to his business trajectory. In the second stage, the participant selected, among 18 tokens with factors that the literature points out as sources of success and failure, those that would explain episodes of his trajectory and that of other microentrepreneurs. Cognitive maps were used to visually represent how participants schematized individual and collective perceptions, allowing a detailed view of each case, as well as comparing the factors of success and failure attributed in their microenterprises to those recognized in other microenterprises. It was also possible to compare the attributions made by the participants considering their conditions of gender, schooling and professional experience. The results showed that microentrepreneurs tend to attribute their own success to the psychosocial factors. While failing, their perceptions showed divergences, and failure itself is mainly due to environmental factors, whereas failure of others is attributed mainly to psychosocial factors, results consistent with the theory of causal attribution. We can conclude that the persistence and self-confidence factors, adequate management and logistics, quality products and customer loyalty had greater weight in the explanations of success, while government actions, lack of support networks, lack of market knowledge and inadequate management received greater weight in explaining failure.
El desarrollo de las microempresas ha demostrado su importancia en la estabilidad económica de los países en desarrollo. En Brasil, el Registro Central de Empresas registró que de los 4,8 millones de empresas activas, el 87,3% se consideran microempresas. Asimismo, estas empresas, en consonancia con las pequeñas empresas, son las principales generadoras de riqueza en el sector de comercio del país (53,4% del PIB de este sector). A pesar de la relevancia en la economía brasileña, los estudios muestran que la tasa de supervivencia de las microempresas disminuye a lo largo de los años, ya que este tipo de negocio tiene una durabilidad corta. El objetivo de este estudio es mapear los esquemas cognitivos construidos por microempresarios soteropolitanos del sector minorista, identificando las atribuciones causales sobre el éxito y el fracaso de las microempresas. Los esquemas enfatizan la construcción de la realidad y constituyen bloques de cognición, que reúnen el conocimiento y la experiencia que las personas adquieren en relación con un elemento de la realidad. Reconocer el peso atribuido a los factores ambientales y psicosociales, así como las causas que pueden pasar desapercibidas para el microempresario, es un intento de ampliar el panorama sobre este tipo de negocios, su desarrollo y posibles mejoras en el funcionamiento. El método propuesto para esta investigación es cualitativo e interpretativo. Diez microempresarios del sector minorista de la ciudad de Salvador participaron en el estudio. Para la recopilación de datos, utilizamos entrevistas semiestructuradas que constaban de dos etapas. En el primer paso, el participante respondió preguntas relacionadas con su trayectoria empresarial. En la segunda etapa, el participante seleccionó, entre 18 fichas con factores que la literatura señala como fuentes de éxito y fracaso, los que explicarían los episodios de su trayectoria y la de otros microempresarios. Los mapas cognitivos se utilizaron para representar visualmente cómo los participantes esquematizaron las percepciones individuales y colectivas, permitiendo una visión detallada de cada caso, así como comparando los factores de éxito y fracaso atribuidos en sus microempresas a los reconocidos en otras microempresas. También fue posible comparar las atribuciones hechas por los participantes considerando sus condiciones de género, escolaridad y experiencia profesional. Los resultados mostraron que los microempresarios tienden a atribuir su propio éxito a los factores psicosociales. Si bien fracasaron, sus percepciones mostraron divergencias, y el fracaso en sí se debe principalmente a factores ambientales, mientras que el fracaso de otros se atribuye principalmente a factores psicosociales, resultados compatibles con la teoría de la atribución causal. Podemos concluir que los factores de persistencia y confianza en sí mismos, la gestión y logística adecuadas, los productos de calidad y la lealtad del cliente tuvieron mayor peso en las explicaciones de éxito, mientras que las acciones gubernamentales, la falta de redes de apoyo, la falta de conocimiento del mercado y la gestión inadecuada Recibió mayor peso al explicar el fracaso.
Palavras-chave: Sucesso e fracasso
Microempresas
Esquemas cognitivos
Fatores ambientais e psicossociais
CNPq: Psicologia
Psicologia organizacional
Administração
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGPSI
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30647
Data do documento: 16-Set-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Víctor Carrasco - Final.pdfDissertação Víctor Carrasco2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo 1. Cognição microempresario soteropolitano.pdfArtigo 1. Cognições do microempresário soteropolitano687,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.