Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Batista, Adriana Santos | - |
dc.contributor.author | Puh, Milan | - |
dc.creator | Batista, Adriana Santos | - |
dc.creator | Puh, Milan | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-06T16:59:48Z | - |
dc.date.available | 2019-09-06T16:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Adriana Santos; PUH, Milan. Ditos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticos / Said and unsaid about the profile of the Angolan teacher in journalist texts. Cadernos CIMEAC, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 125-146, jul. 2019. ISSN 2178-9770. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3864>. Acesso em: 05 set. 2019. doi:https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i1.3864. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-9770 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30569 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo, é apresentada uma análise de discurso jornalístico acerca das
representações sobre o perfil de professor na educação angolana. O objetivo é discutir, linguística e discursivamente, como os meios de comunicação abordam aspectos ligados à educação, com foco na análise dos ditos e não ditos em concurso público para professor de rede pública em Angola, no ano de 2018. Para tanto, foram utilizadas as contribuições teórico-metodológicas de Pêcheux (1988) sobre o interdiscurso e Orlandi (1997) a respeito do silêncio, importantes para o entendimento
do “jogo discursivo” entre o dito e não dito sobre o perfil do professor. Para a
composição do corpus, foram considerados 14 textos publicados em 2018 no Jornal de Angola. Tal recorte temporal foi estabelecido por coincidir com a realização do concurso público que foi amplamente abordado pela mídia, constituindo a nossa hipótese de que os aspectos abordados pelos meios de comunicação são aqueles para os quais se busca adesão por parte dos governantes. Dessa forma, haveria material para discutir como e quais anseios do setor educacional sobre o futuro professor são representados pela mídia. Cabe ressaltar que as análises da interconexão entre diferentes tipos de discursos poderão possibilitar uma maior compreensão de seu impacto no imaginário que se constrói acerca dos professores,
do ensino em geral e da solução para as dificuldades educacionais em Angola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Cadernos CIMEAC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3864/3845 | pt_BR |
dc.subject | Concurso público | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Formações imaginárias | pt_BR |
dc.title | Ditos e não ditos sobre o perfil fo professor angolano em textos jornalísticos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Uberaba | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 9, n. 1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Letras)
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