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dc.contributor.advisorSampaio, Antônio Heliodorio Lima-
dc.contributor.authorChagas, Maurício de Almeida-
dc.creatorChagas, Maurício de Almeida-
dc.date.accessioned2019-08-21T18:06:22Z-
dc.date.available2019-08-21T18:06:22Z-
dc.date.issued2019-08-21-
dc.date.submitted2002-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30434-
dc.description.abstractDe 1986 a 1990, a arquiteta Lina Bo Bardi realizou vários projetos de restauração para a área do Centro Histórico da cidade do Salvador. Dentre esses, merece destaque o experimento referencial do Projeto Piloto Ladeira da Misericórdia - PPLM, um partido de intervenção que combinava a preservação das preexistências com linguagens projetuais atualizadas utilizando tecnologia de ponta, para ser aplicado, paradigmaticamente, em toda a área de preservação patrimonial. Com esse projeto a arquiteta enfrenta, de forma original, um dos mais polêmicos temas das práticas urbanísticas contemporâneas e reafirma os seus compromissos com o caráter social e com a invenção formal da arquitetura. Conjuga vanguarda com tradição e preserva a perspectiva heróica da função ética do arquiteto, e da arquitetura, como instrumento de mudança social mediante a oferta de moradias populares. Além do discurso teórico e das realizações profissionais de Lina Bo Bardi, inseridos nos cenários históricos e sociais dos momentos abordados, analizam-se, nesta pesquisa, os variados elementos tidos como necessários ao entendimento e à crítica contextualizada do PPLM, percorrendo-se tempos e espaços, identificando-se temas correlatos - teorias, procedimentos, acordos e decisões - na busca por desvelar os possíveis vínculos com a concepção, o desenvolvimento e a execução do Projeto.pt_BR
dc.description.abstractLina Bo Bardi designed a series of restoration projects for the Historic Center of Salvador, Bahia, while working for the city government, between 1986 and 1990. Conflicting approaches to restoration, lead her to develop a unique theory of intervention, in which she combined the preservation of existing historic structures with the introduction of contemporary design processes and language. The resulting Pilot Project for the Ladeira da Misericórdia was offered as a benchmark for all urban preservation areas in the city. In this work Bo Bardi reaffirmed her commitment to the social ideals and formal design processes of Modernism and was able to unite the avant-garde with the traditional, while maintaining the heroic moral role of the architect and the architecture’s potential capacity to contribute to the solution of social questions, especially in the area of low-cost housing. The research expands its horizons and explores various correlated issues, in differente places and moments, in order to identify possible links between theories, procedures and commitments that influenced on shaping the final configuration of the resulting Project.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLina Bo Bardipt_BR
dc.subjectIntervenções em preexistênciaspt_BR
dc.subjectPreservação do patrimônio construídopt_BR
dc.subjectPreservação patrimonialpt_BR
dc.titleModernismo e tradição: Lina Bo Bardi na Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesBerenstein, Esterzilda-
dc.contributor.refereesBruna, Paulo Julio V.-
dc.contributor.refereesSampaio, Antônio Heliodorio Lima-
dc.publisher.departamentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsPPGAUpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
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