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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30427
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBousquet, Hesther de Macedo-
dc.contributor.authorAleluia, Ítalo Ricardo Santos-
dc.contributor.authorLuz, Leandro Alves da-
dc.creatorBousquet, Hesther de Macedo-
dc.creatorAleluia, Ítalo Ricardo Santos-
dc.creatorLuz, Leandro Alves da-
dc.date.accessioned2019-08-20T19:38:53Z-
dc.date.available2019-08-20T19:38:53Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn1677-5090-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30427-
dc.description.abstractIntrodução: a criação do Sistema Nacional de Sangue, Componentes e Derivados e da Política Nacional de Sangue, Componentes e Hemoderivados, foi fundamental para a mudança de paradigma relacionada à doação de sangue no Brasil, mas, apesar disso, o percentual de doares voluntários de sangue no país continua abaixo do recomendado por Organismos Internacionais, resultando no baixo estoque de sangue nos hemocentros em todo país. Objetivo: sistematizar o conhecimento da literatura nacional e internacional sobre os principais fatores decisivos e estratégias para captação e manutenção de doadores de sangue em serviços de hemoterapia. Metodologia: trata-se de estudo com abordagem exploratória e qualitativa que considerou artigos científicos nas bases de dados Scielo, Lilacs e Vérsila Biblioteca Digital, publicados entre os anos de 2005 a 2015, bem como documentos e experiências que descrevessem fatores envolvidos na decisão de doação sanguínea e que apontassem estratégias desenvolvidas em âmbito nacional, estadual, regional ou municipal. Resultados: na literatura, evidenciou-se que fatores contextuais externos e internos relacionados ao doador influenciam o processo decisório de doação sanguínea. Observou-se que diversas estratégias vêm sendo empregadas em diversas regiões do país, como a implementação de tecnologias comunicacionais em diversos hemocentros e o desenvolvimento de ações intersetoriais entre a saúde e a educação para a captação de indivíduos para a doação de sangue. Conclusão: estratégias realizadas a partir de tecnologias comunicacionais produzem resultados favoráveis à divulgação de informações sobre o ato de doação de sangue. Assim, reforça-se a necessidade de realização de estudos de implementação dessas tecnologias e seus efeitos no processo de doação de sangue.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço de Hemoterapiapt_BR
dc.subjectDoadores de Sanguept_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleFatores decisivos e estratégias para captação de doadores em hemocentros: revisão da literaturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberRev. Ciênc. Méd. Biol., v.17, n.1, p. 84-88, 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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