Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30357
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise descritiva dos índices de morbidade e mortalidade de pacientes com cardiopatia reumática crônica em Salvador, Bahia, Brasil
Autor(es): Sarraf, Emmanuelle Melo
Barros, Rafael Damasceno de
Ribeiro, Nildo Manoel da Silva
Autor(es): Sarraf, Emmanuelle Melo
Barros, Rafael Damasceno de
Ribeiro, Nildo Manoel da Silva
Abstract: Introdução: a cardiopatia reumática crônica (CRC) é a manifestação clínica de maior relevância da febre reumática (FR). É a causa mais comum de insuficiência cardíaca na população infantil e em adultos jovens. Objetivo: descrever os índices de morbimortalidade em pacientes com cardiopatia reumática crônica em Salvador, Bahia, Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo ecológico de série temporal com dados secundários, sobre os índices de morbimortalidade de usuários com doenças reumáticas crônicas do coração, entre o período de 2008 até o ano de 2017, em Salvador, Bahia, Brasil. Resultados: foi observada uma maior ocorrência de internações e mortalidade em pacientes do sexo feminino. Houve uma maioria de óbitos entre os maiores de 60 anos. De acordo com a raça, internações e óbitos predominaram na população parda, em Salvador (BA), enquanto a cor da pele branca predominou nas ocorrências da população brasileira. Conclusão: embora seja observada uma redução nos índices de morbidade e mortalidade dos pacientes com cardiopatia reumática crônica quando comparados com os de anos anteriores, ainda é necessário investir em políticas de saúde para prevenção e controle dessa doença, visto que ela representa um impacto importante nos custos financeiros do Sistema de Saúde.
Palavras-chave: Febre reumática
Cardiopatia reumática
Valvas cardíacas
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30357
Data do documento: 14-Ago-2019
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Rafael Damasceno et al. 2018.pdf668,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.