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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalácios, Marcos-
dc.contributor.authorRaña Alvarez, Pietro Menezes-
dc.creatorRaña Alvarez, Pietro Menezes-
dc.date.accessioned2019-08-12T14:36:01Z-
dc.date.available2019-08-12T14:36:01Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.issnMonografia-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30340-
dc.description.abstractEste trabalho está baseado em um estudo de casos e visa identificar se há variações nos leads utilizados em quatro jornais online do país. Partimos de um histórico de criação e principais modificações pelas quais o lead passou e mostramos que ele possibilitou o surgimento da estrutura de construção narrativa conhecida como Pirâmide Invertida. O conceito da pirâmide e a discussão sobre seu uso são pontos de partida para o entendimento do assunto. O boom da Internet (considerando-se suas três etapas de desenvolvimento: transposição, metáfora e webjornalismo), o conhecimento de suas características e potencialidades (multimidialidade, hipertextualidade, memória, instantaneidade, interatividade e customização de conteúdo) e o desenvolvimento desses recursos, abriu espaço para a discussão sobre a aplicabilidade da estrutura da pirâmide invertida nos textos dos jornais digitais. Três hipóteses foram formuladas. A primeira delas considera que, assim como o jornalismo na web apresenta continuidades, potencializações e rupturas, é de se esperar que os leads dos webjornais também o apresentem. Na segunda, visamos mostrar que as características específicas do jornalismo online são fatores que potencialmente afetam a estrutura narrativa e, portanto, o lead. A terceira parte da evidência de que o uso dos leads não é homogêneo no jornalismo impresso, sendo de se esperar que também não seja no jornalismo online. Em canais dos webjornais analisados onde o fator tempo é preponderante, como nas Últimas Notícias, verifica-se continuidade com o sistema de lead tradicional. Já em canais como os Especiais percebe-se uma quebra da lógica de leitura, possibilitada pelo recurso da hipertextualidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeadpt_BR
dc.subjectPirâmide Invertidapt_BR
dc.subjectWebjornalismopt_BR
dc.subjectHipertextualidadept_BR
dc.subjectLead nos Webjornaispt_BR
dc.titleO lead no jornalismo digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.departamentFaculdade de comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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