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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30236
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Sobre a dimensão trágica de rastros de ódio |
Autor(es): | Damasceno, Diego Pacheco |
Autor(es): | Damasceno, Diego Pacheco |
Abstract: | Esta monografia analisa em que medida o filme Rastros de Ódio, realizado em 1956, com direção de John Ford, pode ser considerado uma obra trágica. O filme foi analisado em três instâncias diferentes e complementares, a saber, enquanto construção especificamente cinematográfica, enquanto narrativa baseada na figura de um herói e enquanto obra de arte adequada à categoria do trágico. Para tanto, baseado na bibliografia especializada de cinema, tentou-se seguir um método de análise fílmica que lhe não lhe contrariasse as orientações e princípios. Como resultado, concluiu-se que a presença do trágico se dá nas três esferas analíticas propostas, e que por esta perspectiva a obra pode ser considerada como um exemplar cinematográfico que dá continuidade à tradição do trágico na história da arte. A presença do trágico foi avaliada a partir das chaves apresentadas por Peter Szondi. O sentido e o alcance da linguagem cinematográfica e seu papel na construção da narrativa fílmica foram analisados a partir da contribuição de Marcel Martin e Christian Metz. O estudo da figura do protagonista como herói trágico e das implicações desta classificação baseou-se na obra de Joseph Campbell e nas concepções de Flávio Kothe. |
Palavras-chave: | Cinema Trágico Heroi Western Mitologia Estética |
CNPq: | Comunicação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30236 |
Data do documento: | 7-Ago-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Sobre_a_dimensao_tragica_de_Rastros_de_Rastros_de_odio_TCC_D.pdf | 434,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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