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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Setaro, André Oliviere | - |
dc.contributor.author | Cruz, Paula Ribeiro da | - |
dc.creator | Cruz, Paula Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T15:06:39Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T15:06:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2006 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30226 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia foi estabelecida de modo a atingir três objetivos. Em primeiro lugar, buscou-se contextualizar a animação ao longo de mais de um século de história, atentando para as diferentes técnicas e acepções do termo, no sentido de elucidar o processo de estabelecimento da noção atual desta arte. Em seguida, estabelecemos o referencial teórico, definindo os conceitos básicos ao entendimento da animação como uma linguagem que dispõe de estratégias narrativas para comunicar uma mensagem. Além disso, apresentamos o debate em torno do realismo na animação, atentando para a utilização da estrutura dramática tradicional, além de sistematizar os princípios fundamentais e os procedimentos técnico-operacionais à realização de um longa-metragem industrial de animação. Por fim, comparamos esteticamente dois grupos de longas-metragens de animação desenvolvidos em dois períodos significativos no que se refere à incorporação de novas tecnologias ao processo de criação: a animação tradicional do início da década de 1940 e a animação digital 3D no atual contexto de desenvolvimento. Os aspectos ressaltados foram comprovados através da análise minuciosa de trechos dos seis filmes dos estúdios Disney e Pixar, revelando que a animação digital 3D, dominante atualmente na indústria dos longas-metragens, instaura um novo paradigma estético, pautado sobretudo na comicidade de fatos irônicos, em contraposição aos primeiros longas-metragens tradicionais, caracterizados pela exploração dramática da narrativa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Estratégias narrativas | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Análise comparativa | pt_BR |
dc.subject | Animação tradicional | pt_BR |
dc.subject | Animação digital 3D | pt_BR |
dc.subject | Disney | pt_BR |
dc.subject | Pixar | pt_BR |
dc.title | Do desenho animado à computação gráfica a estética da animação à luz das novas tecnologias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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