Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30215
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo de prospecção tecnológica: uma análise de séries históricas de patentes na indústria petroquímica
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Sampaio, Renelson Ribeiro
Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Sampaio, Renelson Ribeiro
Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Abstract: O objetivo do presente trabalho foi o de, a partir da análise de séries de dados históricas, verificar se o investimento tecnológico realizado pelas indústrias petroquímicas em patentes está ligado a competitividade, ao progresso técnico e à geração de receita. Para a finalidade do presente trabalho utilizou-se a plataforma Questel Orbit. As instituições são representadas majoritariamente por empresas chinesas, japonesas e estadunidenses, tendo a China Petroleum & Chemical Group como principal expoente. Os dados demonstram que a patente por si só não é uma garantia de sucesso do empreendimento, outros componentes se fazem necessários para assegurar o posicionamento de uma empresa no mercado, porém há uma grande correlação entre as principais empresas e os principais depositantes de patentes.
Palavras-chave: Patentes
Prospecção Tecnológica
Indústria Petroquímica
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: SENAI CIMATEC
Citação: GARRIDO, Eduardo C.; SAMPAIO, Renelson R.; PESSOA, Fernando Luiz P. Estudo de prospecção tecnológica: uma análise de séries históricas de patentes na indústria petroquímica. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA, 4., WORKSHOP DE PESQUISA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, 8., 2018, Salvador. Anais eletrônicos… Salvador: SENAI CIMATEC, 2018. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-6e509824ca4be4e6311965a6f776566ad40bb5 b9-arquivo_revisado.pdf. Acesso em: 06 ago. 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30215
Data do documento: 6-Nov-2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGQUIMI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo-6e509824ca4be4e6311965a6f776566ad40bb5b9-arquivo_revisado.pdf340,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.