Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30204
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Cláudio-
dc.contributor.authorBarbosa, Vivian de Oliveira-
dc.creatorBarbosa, Vivian de Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-05T17:59:20Z-
dc.date.available2019-08-05T17:59:20Z-
dc.date.issued2019-08-05-
dc.date.submitted2006-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30204-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso objetiva compreender a atuação de um assessor de imprensa em empresas socialmente responsáveis que praticam investimento social. Consiste em uma monografia de caráter conceitual, que buscou fazer um levantamento teórico sobre as temáticas correlatas a Responsabilidade Social e Assessoria de Imprensa. Para tanto, foi pesquisada a história e diversos conceitos referentes ao movimento de Responsabilidade Social, focando o contexto empresarial e a inserção deste assunto nas organizações, principalmente por meio da prática do Investimento Social Privado. As funções e os desafios do assessor de imprensa são apresentados junto a uma breve descrição de como a mídia tem acompanhado este movimento, como tem sido a cobertura pela imprensa e possíveis espaços nos meios de comunicação para serem trabalhados por uma assessoria. Ter os diversos conceitos relacionados à Responsabilidade Social Empresarial compreendidos e internalizados pelo assessor de imprensa influencia na clareza da abordagem e na contextualização de uma pauta proposta. Este profissional assume o papel de educador, ao incentivar, entre os jornalistas, o debate de temáticas relativas a ações sociais empresariais. A fim de oferecer exemplos práticos consistentes, a pesquisa culmina na análise de dez entrevistas com profissionais da área, visando reconhecer de que forma conceitos importantes estão inseridos no dia-a-dia de trabalho e determinar algumas estratégias sólidas de divulgação de pautas e de relacionamento com a imprensa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssessoria de Imprensapt_BR
dc.subjectResponsabilidade Social Empresarialpt_BR
dc.subjectInvestimento Social Privadopt_BR
dc.subjectMídia e Responsabilidade Socialpt_BR
dc.subjectPauta socialpt_BR
dc.titlePauta social estratégias para atuação do assessor de imprensa em empresas que praticam o investimento social privadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesCardoso, Cláudio-
dc.contributor.refereesTudela, Sílvio César-
dc.contributor.refereesCastro, Marta-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Vivian de Oliveira Barbosa_Comunicação Social_Jornalismo.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.