Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rubim, Lindinalva | - |
dc.contributor.author | Gomes, Julio César Rocha | - |
dc.creator | Gomes, Julio César Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-05T17:18:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05T17:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2005 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30192 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia de conclusão de curso analisa as variações do conceito de malandragem no Brasil, suas diferentes manifestações sociais e culturais, bem como as correlações com a identidade nacional nos quadrinhos de Zé Carioca. As histórias em quadrinhos do papagaio Zé Carioca, personagem originalmente criado pelos Estúdios Disney em 1943 para representar o Brasil no filme de animação “Saludos, Amigos”, reforçaram a imagem positiva da malandragem através de marcas da identidade nacional brasileira como a astúcia e o improviso. Na década de 1970, durante a produção e publicação das histórias no Brasil, essas características ficaram ainda mais acentuadas graças à intervenção do artista gráfico brasileiro Renato Canini, que desenhou o personagem no período de 1971 a 1977. Este trabalho observa o comportamento deste típico malandro nacional em histórias de Canini onde Zé Carioca desenvolve algum tipo de ocupação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade Nacional | pt_BR |
dc.subject | Malandragem | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Conversa de malandro malandragem e identidade nacional nos quadrinhos de Zé Carioca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)
|