Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30120
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A publicidade e o produto Bahia: a imagem da Bahia na campanha publicitária da Bahiatursa no verão 2004/2005
Authors: Santos, Taisse Abreu
metadata.dc.creator: Santos, Taisse Abreu
Abstract: Este trabalho busca investigar as relações entre a comunicação, o turismo e a cultura no Estado da Bahia. Pra tanto, traçou-se um panorama das políticas públicas estaduais de turismo objetivando-se verificar também como é desenvolvido o marketing turístico do Estado. Dessa forma, tomou-se como base os conceitos de turismo, comunicação, marketing, cultura e baianidade, além da análise de algumas variáveis econômicas sobre o desenvolvimento da atividade turística na Bahia, sobretudo a partir da década de 70. Levantou-se tal percurso com a finalidade de averiguar o momento em que alguns dos elementos que hoje compõe a imagem veiculada sobre a Bahia passaram a destacar-se no cenário nacional e internacional. O objeto de estudo do presente trabalho compõe-se de um vídeo, cuja duração é de 60 segundos, veiculado nacionalmente pelo Órgão Oficial Estadual de Turismo do Estado, a Bahiatursa, durante o verão 2004/2005. O vídeo teve como objetivo a divulgação turística do Estado e aqui se buscou verificar, por meio da observação das imagens veiculadas nesse anúncio publicitário, como alguns símbolos consagrados no imaginário nacional a exemplo da religiosidade, da etnia afro, da culinária, da música, e do carnaval baianos, são utilizados, fazendo uso e reforçando assim a idéia ou texto da baianidade. A partir dos resultados obtidos questionou-se se as imagens veiculadas pelo anúncio correspondem à totalidade do potencial turístico baiano ou se apenas fazem uso de alguns símbolos que compõem o produto Bahia, deixando a parte outros elementos representativos deste destino turístico cujas diretrizes fundamentais apelam à segmentação pela diversidade de públicos e roteiros.
Keywords: Turismo
Comunicação empresarial
Cultura
Baianidade
Campanha publicitária
metadata.dc.subject.cnpq: Comunicação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30120
Issue Date: 19-Jul-2019
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção Cultural (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Taisse-Abreu.pdf486,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.