Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/30061
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Pesquisa patentária no âmbito da utilização de resíduos para a produção de fertilizantes
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Rocha, Angela Machado
Santos, Douglas Alves
Silva, Marcelo Santana
Autor(es): Garrido, Eduardo Cardoso
Rocha, Angela Machado
Santos, Douglas Alves
Silva, Marcelo Santana
Abstract: O monitoramento por patentes é uma ferramenta informacional de tomada de decisão que promove uma melhor inserção de tecnologias na cadeia produtiva. O artigo objetiva apontar quem são os principais players mundiais no âmbito da aplicação de resíduos para a produção de fertilizantes e, por conseguinte, subsidiar, através de dados de séries históricas de patentes, estratégias de atuação pautadas nas ações de inovação, tecnologia e sustentabilidade demandadas pela sociedade. Para tal finalidade, apresenta os resultados do acesso a base de dados de patentes relacionadas à produção de fertilizantes a partir de resíduos por meio do sistema de busca avançada de patentes da ferramenta Questel Orbit. O Questel Orbit é um sistema de busca e análise de informações contidas em patentes que permite aos usuários, empresas e instituições acessar informações de publicações de patentes em mais de 90 (noventa) países. Verifica-se a proeminência da China e do Japão dentre os resultados obtidos: no âmbito de Instituições responsáveis por estas publicações de patente, a Zhejiang University, Universidade chinesa, aparece como a principal, com 114 (cento e quatorze) famílias de patente, seguida pela instituição Kubota, empresa japonesa sediada em Osaka, com 108 (cento e oito) famílias de patente e a Hitachi, empresa japonesa sediada em Tóquio, com 106 (cento e seis) famílias de patentes. A Yanmar Agricultural Equipment, também empresa japonesa, surge com a totalidade de 100 (cem) famílias de patente. Os dados resultantes do monitoramento permitem, assim, apontar tendências e cenários para investimentos em tecnologia e planejamento no âmbito dos biofertilizantes.
Palavras-chave: Patentes
Resíduos
Fertilizantes
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação de Propriedade Intelectual
Citação: GARRIDO, Eduardo Cardoso; ROCHA, Angela Machado; SANTOS, Douglas Alves. Pesquisa patentária no âmbito da utilização de resíduos para a produção de fertilizantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL, 4., 2018, Juazeiro. Anais... Juazeiro, Bahia: API, 2018. p.793-800.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30061
Data do documento: 10-Mai-2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGQUIMI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
436-1772-1-PB.pdf737,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.