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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Leonardo-
dc.contributor.authorFernandes, Valdíria Santos de Souza-
dc.creatorFernandes, Valdíria Santos de Souza-
dc.date.accessioned2019-07-05T17:53:41Z-
dc.date.available2019-07-05T17:53:41Z-
dc.date.issued2019-07-05-
dc.date.submitted2019-06-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30012-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um breve percurso histórico sobre as pessoas com deficiências, os períodos de exclusão social total, integração e inclusão social, até chegar nas discussões atuais sobre acessibilidade, comunicação sensorial, desenho universal, acessibilidade atitudinal e as ferramentas e recursos necessários para a acessibilidade cultural no teatro das pessoas com deficiência, em especial, as com deficiência auditiva e visual. Discutimos também a importância de observar os sentidos das palavras e como aquelas utilizadas para se referir às pessoas com deficiência carregam marcas históricas equivocadas quanto à diversidade desse grupo e suas capacidades. Em um segundo momento, buscamos compreender o sentido de acessibilidade para pessoas com deficiência, estabelecida na Lei Rouanet (Lei 8.313/1991) e analisar como os projetos de teatro que tiveram recursos captados via essa Lei, dentro de nosso período de análise, (2011- 2014), entendem o que é acessibilidade para essas pessoas. Para compilar todos os projetos recolhidos no Portal de Visualização do Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (VerSalic), realizamos uma raspagem de dados, filtrando os projetos por área de atuação (artes cênicas), segmento (teatro), data de início e término e valor captado. A partir dos tipos de acessibilidade abordadas neste trabalho, a fim de analisar os projetos qualitativa e quantitativamente, criamos oito categorias, a saber: Democratização de Acesso; Acessibilidade Física e Arquitetural; Libras e legenda; Audiodescrição; Acessibilidade Comunicacional; Acessibilidade Atitudinal; Responsabiliza os locais de apresentação e Nenhuma das Alternativas. Neste movimento, identificamos que as pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida são as mais incluídas como potenciais consumidores de espetáculos teatrais e que os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva ainda são insuficientes para contemplar essa população. Verificamos ainda que os proponentes de teatro confundem a questão da acessibilidade com a democratização de acesso e colocam a responsabilidade da acessibilidade nos espaços de apresentação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleAcessibilidade no teatro para pessoas com deficiência auditiva e visual: um estudo sobre a Lei Rouanetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesNussbaumer, Gisele Marchiori-
dc.contributor.refereesCunha, Ninfa-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACOMpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM)

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