Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29991
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gutmann, Juliana | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Kelven Igor de Souza | - |
dc.creator | Figueiredo, Kelven Igor de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-03T18:37:20Z | - |
dc.date.available | 2019-07-03T18:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-28 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29991 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa possui uma abordagem dedutiva e pretende entender as engrenagens e tensionamentos discursivos entre crítica musical, fãs e haters em relação aos sentidos de “diva pop”. A análise se dá a partir dos comentários e avalições deixadas no site Metacritic e tem como pressupostos teóricos e metodológicos perspectivas advindas dos estudos culturais, como as noções de cultura pop, gênero musical e afetos, e o conceito de formação discursiva como propõe o filósofo Michel Foucault. Reflexões sobre os sentidos de diva, especialmente a partir de categorias apresentadas por Lister (2003), bem como sobre fãs, haters e disputas valorativas em torno da crítica musical foram importantes fundamentos para o estudo proposto. O objetivo é cumprido ao realizarmos um estudo de caso comparando os discursos valorativos relativos à artista feminina com maior nota geral na plataforma em 2017, Lorde e seu álbum Melodrama, com a que obteve a menor pontuação geral na plataforma, Katy Perry e o álbum Witness, lançado no mesmo ano. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura pop | pt_BR |
dc.subject | Música pop | pt_BR |
dc.subject | Diva pop | pt_BR |
dc.subject | Pop | pt_BR |
dc.subject | Divas | pt_BR |
dc.subject | Katy Perry | pt_BR |
dc.subject | Lorde | pt_BR |
dc.subject | Metacritic | pt_BR |
dc.subject | Crítica musical | pt_BR |
dc.subject | Fãs | pt_BR |
dc.subject | Haters | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.title | O trono do pop em jogo: tensionamentos discursivos entre crítica, fãs e haters sobre divas pop no metacritic | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Gomes, Regina | - |
dc.contributor.referees | Vilas Bôas, Valéria | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Comunicação da Ufba | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACOM | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O TRONO DO POP EM JOGO TENSIONAMENTOS DISCURSIVOS ENTRE CRÍTICA, FÃS E HATERS SOBRE DIVAS POP NO METACRITIC_Kelven Figueiredo.pdf | 822,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.