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dc.contributor.advisorRibeiro, Marcelo Rodrigues Souza-
dc.contributor.authorJesus, Greice Mara Silva de-
dc.creatorJesus, Greice Mara Silva de-
dc.date.accessioned2019-07-03T18:33:16Z-
dc.date.available2019-07-03T18:33:16Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-06-18-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29990-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo de compreender como o design de som – vozes, ruídos, trilhas e efeitos sonoros – opera para que os sons desempenhem uma função imersiva a partir da análise do jogo Hellblade: Senua’s Sacrifice, em que o jogador assume o controle de Senua, uma guerreira celta que precisa enfrentar uma série de desafios – entre eles sua esquizofrenia – para encontrar Hela, deusa da morte, tentar libertar a alma de seu amado Dillion após ter o vilarejo em que morava dizimado por vikings. A intenção deste trabalho é fazer uma análise do jogo e de publicações do diário de desenvolvimento da produtora do mesmo (Ninja Theory) e associá-los com conceitos de teóricos da área dos jogos eletrônicos com ênfase nos estudos do áudio, como Karen Collins e Lucas Meneguette. Além disso, definições advindas do cinema apresentadas, por exemplo, por Michel Chion e Arlindo Machado e a concepção de imersão por Janet Murray entram como peças fundamentais na elaboração desta pesquisa por levantarem discussões que são capazes de contemplar o estudo de jogos eletrônicos. Alguns dos principais conceitos são o fora de campo, a relação dos sons com a diegese (a exemplo da síncrese e do modelo IEZA) e interação sujeito-máquina. A ideia, além de apresentar, é atualizar os conceitos de acordo com o desenrolar da análise.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to understand how sound design – voices, noises, soundtracks and sound effects – operates so that sounds play an immersive function from the analysis of the game Hellblade: Senua's Sacrifice, in which the player takes control of Senua, a Celtic warrior who must face a series of challenges – among them his schizophrenia – to find Hela, goddess of death, try to free the soul of her dear Dillion after having her village decimated by Vikings decimate her by the village in which she lived. The intention of this work is to make an analysis of the game and publications of the development diary of the game producer (Ninja Theory) and associate them with concepts of theorists in the area of electronic games with emphasis on studies of audio, such as Karen Collins and Lucas Meneguette. In addition, definitions from the cinema presented, for example, by Michel Chion and Arlindo Machado and the concept of immersion by Janet Murray enter as key pieces in the development of this research by raising discussions that are able to contemplate the study of electronic games. Some of the main concepts are the out-of-field, the relationship of sounds with diegesis (such as synchronicity and the IEZA framework) and subject-machine interaction. The idea, in addition to presenting, is to update the concepts according to the course of the analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHellbladept_BR
dc.subjectImersãopt_BR
dc.subjectDesign de sompt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectMitologia nórdicapt_BR
dc.titleDesign de som e imersão: uma análise do Jogo Hellblade - Senua's Sacrificept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesRavazzano, Lucas-
dc.contributor.refereesCarvalho, Marcos Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsFacom-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqComunicação Socialpt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

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