Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorChada, Sonia Maria Moraes-
dc.contributor.authorMesquita, Bernardo Thiago Paiva-
dc.creatorMesquita, Bernardo Thiago Paiva-
dc.date.accessioned2019-06-19T15:54:59Z-
dc.date.available2019-06-19T15:54:59Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherCDD. 780.89-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29897-
dc.description.abstractEste trabalho investigou o processo de formação da guitarrada de Mestre Vieira em Belém do Pará, com o objetivo precípuo de estabelecer as conexões musicais entre a guitarrada e a música afro-latino-caribenha presentes na paisagem musical belenense das décadas de 60 e 70. Inicialmente, através da pesquisa de campo realizada em Belém no primeiro semestre de 2009, coletamos relatos orais e textos de jornais da década de 50. Seguindo a hipótese do historiador Vicente Salles, investigamos o fenômeno do contrabando existente em Belém na década de 50. Em seguida, para considerar as trocas e negociações culturais intensificadas no processo de modernização da Amazônia a partir da década de 60, cunhamos o termo regatão. Tal expressão surge para evidenciar o fato de que embora os produtos culturais híbridos sejam fruto de uma simbiose entre tradição e modernidade, suas determinações sociais são visíveis no quadro histórico-cultural de Belém. Além disso, através da crítica da (i) razão rizomática, esboçamos e defendemos uma renovação da abordagem dialética nos estudos em música. Finalmente, relacionando às estruturas musicais da guitarrada à música afro-latino-caribenha, levamos à cabo uma análise rítmico- comparativa das estruturas da guitarrada e do cadence-lypso.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the process of building the guitar Master Vieira in Belem, with the primary purpose of establishing the connections between music and guitar music afro- Latin-Caribbean present in the musical landscape Belenense during the 1960s and 70s. Initially, through field research conducted in Belém in the first half of 2009, we collected oral stories and texts from newspapers from the 50's. Following the hypothesis of the historian Vicente Salles, we investigate the phenomenon of smuggling that existed in Belém in the 1950s. Then, we consider the cultural exchanges and negotiations intensified in the process of modernization of the Amazon from the 60`s that coined the term regatão. This expression appears to highlight the fact that although hybrid cultural products are the result of a symbiosis between tradition and modernity, their social determinations are visible in the historical-cultural framework of Belem. Moreover, we investigate the critique of rhizomatic unreason that outlines and defends a renewal of the dialectical approach in the studies of music. Finally, we relate the musical structures to the guitar music afro-Latin Caribbean and we carry out a comparative analysis of rhythmic structures of the guitar and cadence-lypso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuitarrapt_BR
dc.subjectMúsica afro-latino-caribenhapt_BR
dc.subjectMestre Vieirapt_BR
dc.titleA Guitarra de Mestre Vieira: a presença da música afro-latino-caribenha em Belém do Parápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesLühning, Angela-
dc.contributor.refereesSilva, Carlos Benedito Rodrigues da-
dc.publisher.departamentEscola de Música da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsPPGMUS-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArte/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_Bernardo Mesquita.pdf2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.