Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29813
Tipo: Dissertação
Título: Inglês no ensino médio integrado: diferentes contextos históricos e a emergência de novos caminhos
Autor(es): Andrade, Fabrícia Eugênia Gomes de
Autor(es): Andrade, Fabrícia Eugênia Gomes de
Abstract: Ao longo de mais de 100 anos, as escolas técnicas federais passaram por diversas mudanças estruturais e políticas, as quais resultaram nos atuais Institutos Federais de Educação Tecnológica. Atuando em todos os níveis e modalidades de educação profissional, os novos Institutos devem estabelecer um estreito compromisso com o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador, aliando o conhecimento técnico à formação social e crítica. Uma das modalidades de curso contempladas nesses Institutos é o ensino médio integrado ao ensino profissionalizante. Este novo arranjo educacional abre novas perspectivas para o ensino médio, por meio de uma combinação do ensino de ciências naturais, humanidades e educação profissional e tecnológica. Tendo como base os pressupostos teóricos da Linguística Aplicada e com o auxílio de outros referenciais, advindos da Educação, das políticas públicas de ensino e das metodologias para o ensino de língua estrangeira, esse trabalho tem por objetivo traçar um panorama crítico do ensino de língua inglesa na modalidade técnica integrada ao ensino médio do IFBA – Campus Salvador. Para tanto, tomamos com base as perspectivas sobre ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras dos professores de inglês dessa instituição, relacionando-as ao que é preconizado nos documentos oficiais para o ensino dessas línguas no ensino médio brasileiro, com vistas ao fortalecimento de um ensino crítico e humanista. Todo esse panorama visa proporcionar ao aluno, para além de sua inserção no mercado de trabalho, o seu desenvolvimento crítico através da aprendizagem de uma língua estrangeira. Considerando também que os professores devem assumir a responsabilidade pelo levantamento de questões acerca do que ensinam, como devem ensinar e quais são os objetivos pelos quais estão ensinando uma língua, este trabalho, ao analisar dados obtidos mediante a participação desses professores, nota um distanciamento entre o que desejam esses profissionais, suas expectativas frente ao ensino de inglês e as suas práticas. Portanto, após a análise dos dados, são apresentadas sugestões, construídas em conjunto com os participantes dessa investigação, com o objetivo de proporcionar o ensino de inglês contemplando todas as habilidades linguísticas, bem como a formação crítica e reflexiva dos alunos.
For over 100 years, the federal technical schools went through several changes, which resulted in the current Institutos Federais de Educação Tecnológica (Federal Institutes for Technological Education). Covering all the levels and modalities of professional education, these new institutes must establish a close engagement with the full development of the citizen worker, combining technical, social, and critical knowledges. One of the modalities covered in these Institutes is a mixture of secondary and professional school. This new educational modality opens new perspectives for the secondary school, through the combination of natural sciences, humanities, vocational, and technological teaching. Based on theoretical assumptions of Applied Linguistics and with the help of other referentials, originated from education, public policies, and teaching methods for foreign language learning, this work aims to draw a critical overview of English teaching for the technical integrated modality at the Federal Institute for Technological Education located in the city of Salvador, Brazil. In order to do that, we analyze teachers’ perspectives about teaching and learning foreign languages, relating them to what is recommended in official documents for teaching those languages in high schools in Brazil, with the intention of strengthening a critical and humanist teaching. This whole scenario is intended to provide students, in addition to their insertion in the labor market, their critical development by learning a foreign language. Also considering that teachers must take responsibility for raising questions about what they teach, how they should teach it and what are the goals for which they are teaching a language, this work, by analyzing data obtained through the participation of teachers, notes a gap between what these professionals really want, their expectations towards teaching of English and their real practices. Therefore, after analyzing the data, suggestions built in conjunction with the participants of this research are presented, aiming to provide English instruction covering all language skills, as well as the students' critical and reflective learning.
Palavras-chave: Língua inglesa (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino profissional
Prática de ensino
Aprendizagem
Professores de inglês
Ensino profissionalizante
Inglês
Formação de professoras
Abordagem crítica e culturalmente sensível
Vocational education
English
Teacher training
Critical and cultural sensitive approach
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29813
Data do documento: 7-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Andrade, Fabrícia Eugênia Gomes de.pdf2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.