Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29810
Tipo: Dissertação
Título: A distintividade das vogais anteriores do inglês na comunicação de falantes do português
Autor(es): Lima, Joceli Rocha
Autor(es): Lima, Joceli Rocha
Abstract: Esta Dissertação busca discutir a questão do ensino de pronúncia no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, com ênfase específica no aprendizado de inglês por falantes de português. O trabalho apresenta diferentes linhas de pensamento acerca do ensino de pronúncia, apontando a mudança de visão acerca do tema ocorrida ao longo do tempo e, principalmente, salientando que estudos recentes o apontam como um componente importante dentro da sala de aula, pois, o que está em foco agora é o sentido das palavras que, corretamente pronunciadas, refletem uma maior habilidade comunicativa por parte do falante/aprendiz. Nesta perspectiva, a revisão de literatura do presente trabalho ainda discute as possíveis relações entre a aquisição e o aprendizado de línguas e trata da delimitação do seu objeto de estudo: as quatro vogais anteriores do inglês \i\, \I\, \E\ e \œ\, em posição de contrastividade. Tendo em vista a complexidade dessas questões, buscou-se investigar o modo de produção dessas vogais pelos falantes brasileiros e a contribuição do ensino de sua pronúncia, uma vez que \I\ e \œ\ não estão presentes no Português do Brasil (fato que impõe maiores dificuldades de produção ao falante), para que o aprendiz brasileiro de inglês possa ter uma comunicação mais eficiente na língua estrangeira em questão, em termos da redução ou eliminação de equívocos provocados pela não distinção adequada das vogais supracitadas. A pesquisa foi realizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, e contou com a participação de seis alunos do curso de Letras como sujeitos do estudo. Três desses sujeitos foram submetidos a um período de intervenção durante o qual as vogais foram trabalhadas. Com base nos dados coletados, verificou-se que esses sujeitos passaram a registrar um maior volume de realizações adequadas das vogais \I\ e \œ\ após a intervenção. Esses dados foram comparados aos dos outros três sujeitos (não submetidos à intervenção), os quais não apresentaram um desempenho tão satisfatório. Pode-se ainda verificar que, os volumes de realizações adequadas das vogais são muito maiores nas situações de fala controlada (durante exercícios e leituras) do que nas de fala espontânea (diálogos). Em função da melhoria observada no desempenho dos sujeitos submetidos à intervenção, sugere-se a tomada do ensino de pronúncia como um componente indispensável na sala de aula de língua estrangeira, desde que sob o foco de elemento determinante do significado das palavras.
This Dissertation aims to discuss the teaching of pronunciation in the learning/teaching process with emphasis on the learning of English by Portuguese speakers. The work shows different ideas concerning the teaching of pronunciation and how views on this topic have changed in time, up to recent studies which assert that the teaching of pronunciation is an important component in the classroom. The focus now is the meaning of words that correctly pronounced reflect a better communication. On this perspective the review of literature of the present study also discusses the possible relations between language learning and language acquisition, and its object of investigation: the four contrastive front English vowels \i\, \I\, \E\ e \œ\. Having the complexity of these questions in mind, it was intended to investigate the manner of articulation of these vowels by Brazilian speakers and the contribution of teaching English vowels which do not occur contrastively in Brazilian Portuguese (what brings more difficulties to the speaker), so that learners have a more efficient communication in English, in terms of the reduction or elimination of mistakes provoked by non-adequate distinction of the referred vowels. The research took place at the State University of Southwestern Bahia and had the participation of six students from the course of Liberal Arts. Three of these students were submitted to a training period during which the vowels could be practiced. According to the data collected these students registered a greater amount of adequate realizations of the vowels \I\ and \œ\ after this time. Those results were compared to the ones of the other three students (not submitted to the training), but these had no equivalent performance. It was also possible to verify that the volume of correct vowel productions was much bigger during controlled speech situations (exercises and reading activities) than during free talks (dialogs). According to the improvement observed in the trained group, the suggestion is that the teaching of pronunciation be taken as an essential component in the foreign language classroom, since its focus is the determination of word meaning.
Palavras-chave: Língua Inglesa - Ensino da Pronúncia - Falantes do Português
Língua Inglesa - Ensino e aprendizagem
Ensino da Pronúncia - Língua Inglesa - Brasileiros
Aprendizagem de língua estrangeira
Comunicação eficiente
Pronunciation teaching
Foreign Language learning
Efficient communication
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29810
Data do documento: 7-Jun-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Joceli Lima - UFBA - 2005.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.