Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2971
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação de métodos radiográficos utilizados na localização vertical de sítios eleitos para instalação de mini-implantes
Título(s) alternativo(s): Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial
Autor(es): Matzenbacher, Liz
Campos, Paulo Sérgio Flores
Pena, Nilson
Araújo, Telma Martins de
Autor(es): Matzenbacher, Liz
Campos, Paulo Sérgio Flores
Pena, Nilson
Araújo, Telma Martins de
Abstract: OBJETIVO: avaliar a efetividade de métodos de diagnóstico por imagem utilizados na localização vertical de sítios eleitos para inserção de mini-implantes. METODOLOGIA: a amostra foi composta de quatro pacientes, nos quais foram estabelecidos 32 sítios inter-radiculares, na região posterior, para instalação de mini-implantes, sítios estes representados por orifícios preenchidos com guta-percha em moldeiras de acetato (PCg - ponto de contato das coroas dentárias na moldeira de acetato; PIg - ponto de inserção do mini-implante na moldeira de acetato). Foram feitas radiografias periapicais, interproximais e tomografias computadorizadas de feixe cônico, com as moldeiras posicionadas em boca, sendo considerados os seguintes pontos: PC - imagem radiodensa do ponto PCg; PI - imagem radiodensa do ponto PIg; PCx - ponto de contato entre as coroas dentárias, determinado sobre a radiografia. Medidas verticais utilizadas: padrão-ouro - de PCg a PIg; medida 1 - de PC a PI; e medida 2 - de PCx a PI. As medidas foram comparadas através de análise descritiva e do teste t de Student. RESULTADOS: para a medida 1, foi observada diferença estatisticamente significante, em relação ao padrão-ouro, em 4,1%, 25% e 100% das medidas avaliadas nas tomografias computadorizadas, radiografias interproximais e periapicais, respectivamente. Para a medida 2, foi observada diferença estatisticamente significante, em relação ao padrão-ouro, em 4,1%, 56,2% e 100% das medidas avaliadas nas tomografias computadorizadas, radiografias interproximais e periapicais, respectivamente CONCLUSÕES: a tomografia computadorizada de feixe cônico foi o exame mais preciso na avaliação da posição vertical dos sítios eleitos para instalação de mini-implantes; a radiografia interproximal pode, com reserva, ser utilizada; a radiografia periapical apresentou resultados insatisfatórios, sendo contra-indicada para este fim.
Palavras-chave: Diagnóstico por imagem,
Radiografia dentária,
Tomografia computadorizada por raios-X,
Procedimentos de ancoragem ortodôntica.
Diagnosis by image,
Dental X-ray,
X-ray computerized tomography,
Orthodontic anchorage procedures.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2971
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Odontologia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.