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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Thadeu Borges Souza-
dc.contributor.authorSouza, Jessica Santos de-
dc.contributor.authorMartins, Juliete Sales-
dc.contributor.authorRosado, Lilian Barbosa-
dc.contributor.authorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.creatorSantos, Thadeu Borges Souza-
dc.creatorSouza, Jessica Santos de-
dc.creatorMartins, Juliete Sales-
dc.creatorRosado, Lilian Barbosa-
dc.creatorPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.date.accessioned2019-05-28T20:23:07Z-
dc.date.available2019-05-28T20:23:07Z-
dc.date.issued2019-05-28-
dc.identifier.issn2358-2898-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29697-
dc.description.abstractObjetivou-se analisar contratualização e prestação de contas adotados na publicização de serviços hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS) Bahia. Pesquisa qualitativa, sendo fontes contratos, relatórios trimestrais de gestão, entrevistas com atores da alta direção da atenção hospitalar no estado e características hospitalares segundo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Conceitualmente, adotou-se prestação de contas e desempenho articulados à fase de implementação do Ciclo da Política Pública. A expansão das Organizações Sociais, que apresentou orçamento composto por parte fixa e variável que é condicionada ao desempenho, seus indicadores gerenciais e assistenciais, que são preestabelecidos, e o plano de metas justificam ocorrência de cortes e/ou reequilíbrios orçamentários. Todavia, quanto à cobertura assistencial, a baixa correlação entre metas contratuais e necessidades de saúde do território foi marcante. Os aditivos contratuais foram essenciais para ampliação dos leitos, porém não corresponderam à necessidade de mais recursos humanos e determinaram importante desafio para capacidade de reequilíbrios orçamentários. Ademais, sobre a metodologia de monitoramento e controle da tecnoestrutura, percebeu-se notória fragilidade, dada a insuficiência de indicadores e incipiente análise crítica do desempenho hospitalar apresentado nos relatórios. Considera-se que o modelo, que tem base doutrinária na perspectiva neogerencialista, foi implementado sem simultânea melhoria do monitoramento, nó górdio do poder contratante estatal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-11042018000600247&lng=en&nrm=iso&tlng=ptpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de saúdept_BR
dc.subjectDescentralizaçãopt_BR
dc.subjectRegulação e fiscalização em saúdept_BR
dc.subjectHospitais públicospt_BR
dc.titleGestão indireta na atenção hospitalar: análise da contratualização por publicização para rede própria do SUSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberSaúde Debate, v.42, n.esp.2, p.247-261, 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

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