Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Dazzani, Maria Virgínia Machado | - |
dc.creator | Dazzani, Maria Virgínia Machado | - |
dc.date.accessioned | 2011-09-28T18:54:18Z | - |
dc.date.available | 2011-09-28T18:54:18Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.issn | 1414-9893 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2960 | - |
dc.description | p. 362-375 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este ensaio elabora uma crítica sobre o lugar e a importância da Psicologia escolar e educacional no contexto do processo de consolidação de um discurso democratizante da educação brasileira. Nesse sentido, seu principal objetivo é articular uma discussão que envolva a referência a três problemas centrais: a) o problema da democracia, dos direitos humanos e da inclusão social nas sociedades atuais; b) a tarefa da educação e da escola formal na consolidação da democracia e na defesa dos direitos humanos e c) a importância do debate sobre o lugar da Psicologia na consecução de uma educação para a democracia. O texto desenvolve um argumento crítico em relação à tendência de simplesmente transferir as teorias originárias da prática clínica para os contextos educacionais, o que levou à psicologização dos processos pedagógicos e ao abandono da investigação dos processos socioculturais. É analisada aqui uma literatura recente que reflete sobre o papel do psicólogo na escola e no horizonte de políticas públicas de proteção à infância e à adolescência, sobre a produção institucional da queixa escolar e do fracasso escolar, e, sobretudo, a idéia da invenção de um novo perfil (competências, habilidades e compromisso ético-político) do psicólogo necessário à realidade social brasileira, além do estabelecimento de um campo de atuação que implica noções como saúde, qualidade de vida e cidadania. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Democracia | pt_BR |
dc.title | A psicologia escolar e a educação inclusiva: uma leitura crítica | pt_BR |
dc.title.alternative | Psicologia: ciência e profissão | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Brasília | pt_BR |
dc.identifier.number | v.30, n.2 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (IPS)
|