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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar-
dc.contributor.authorLopes, Antonio Alberto-
dc.contributor.authorCoutinho, Denise Maria-
dc.contributor.authorCardoso, Antonio José-
dc.contributor.authorSantana, Luciana Alaíde-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Prado dos-
dc.contributor.authorGuimarães, Luiz Henrique-
dc.contributor.authorOliveira-Lima, José Antonio-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar-
dc.creatorLopes, Antonio Alberto-
dc.creatorCoutinho, Denise Maria-
dc.creatorCardoso, Antonio José-
dc.creatorSantana, Luciana Alaíde-
dc.creatorSantos, Vanessa Prado dos-
dc.creatorGuimarães, Luiz Henrique-
dc.creatorOliveira-Lima, José Antonio-
dc.date.accessioned2019-05-17T19:19:12Z-
dc.date.available2019-05-17T19:19:12Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1981-5271-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29558-
dc.description.abstractO tema das reformas curriculares na educação médica brasileira tem sido bastante debatido na literatura especializada. Algumas reformas buscaram introduzir estratégias de aprendizagem ativas, porém com poucas mudanças efetivas. Em artigos anteriores, apresentamos o modelo geral de um curso médico baseado em regime de ciclos, proposto pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Neste artigo, submetemos ao debate o conjunto de estratégias pedagógicas estruturantes desse projeto. Primeiro, discutimos o conceito de “competência” articulado às demandas de uma formação ampliada, cidadã e profissional, incorporando tecnologias resolutivas ao cuidado humanizado e aos processos de trabalho em saúde. Em seguida, apresentamos instrumentos e metodologias ativas de aprendizagem que conformam a matriz de estratégias pedagógicas adotada pelo curso, baseada em quatro dispositivos centrais: Compromissos de Aprendizagem Significativa; Equipes de Aprendizagem Ativa; Sistema Integrado de Aprendizagem Compartilhada; Aprendizagem Orientada por Problemas e Competências. Tais dispositivos (e estratégias correlatas) promovem a aplicação de princípios e modelos de aprendizagem ativa e solidária em todas as etapas da formação, com uso intensivo de tecnologias digitais e mídias sociais. Discutimos fundamentos e perspectivas desse formato de organização pedagógico no que se refere à consistência com o modelo curricular da UFSB, enfatizando a estratégia de Aprendizagem Orientada por Problemas Concretos como eixo central de formação orientada pela prática de cuidados em saúde. Como ferramenta padronizada e dinâmica para acompanhamento de pacientes, adota-se o Prontuário Orientado por Problemas e Evidências (POPE), numa versão informatizada, mais adequada e eficiente que o modelo tradicional de prontuário, adaptada para uso nos diferentes contextos de prática clínica onde atua a UFSB. Esta proposta insere-se no esforço de construção de uma nova cultura pedagógica pautada numa perspectiva sociocrítica (intercultural, interepistêmica, interprofissional e interdisciplinar) da educação médica, capaz de articular, de forma indissociável, o sistema de formação em saúde aos de ciência, tecnologia e inovação, visando promover integralidade, humanização e resolutividade nas práticas de atenção à saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022018000100129&script=sci_abstractpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEducação Baseada em Competênciaspt_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.titleFormação médica na UFSB: III: aprendizagem orientada por problemas e competênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasiliapt_BR
dc.identifier.numberRev. Bras. Educ. Médica, v.42, n.1, p.124-139, 2018.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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