Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29544
Tipo: Dissertação
Título: Crianças com necessidades especiais de saúde: o cuidado de enfermagem na adaptação de familiares no processo de desospitalização.
Autor(es): Ulisses, Larissa de Oliveira
Autor(es): Ulisses, Larissa de Oliveira
Abstract: Introdução: O desenvolvimento tecnológico proporcionou um aumento na sobrevida e expectativa de vida de um grupo de crianças com doenças crônicas que dependem de dispositivos para monitorarem ou auxiliarem as suas funções vitais, conhecidas como Crianças com Necessidades Especiais de Saúde. Com vistas a essa nova clientela, a equipe de enfermagem deve compreender que suas ações visam ultrapassar o saber procedimental, envolvendo a família como o centro da sua atenção, auxiliando-a no processo de adaptação das demandas complexas e contínuas exigidas por essas crianças. Objetivo: Descrever o cuidado de enfermagem prestado às Crianças com Necessidades Especiais de Saúde em processo de desospitalização. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que foi realizado em unidade responsável pelo processo de desospitalização de crianças com necessidades especiais de saúde, dependentes de ventilação mecânica. Participaram do estudo 15 profissionais de enfermagem, que atuam na unidade em estudo: 05 enfermeiras e 10 técnicas de enfermagem, todas do sexo feminino. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da UFBA, CAAE: 68745317.7.0000.5531 sob o parecer nº 2.125.417. A coleta de dados foi realizada no período de junho a setembro de 2017, por meio de entrevistas, utilizando como instrumento um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram transcritas na íntegra e analisadas através da técnica de análise de conteúdo, valendo-se da técnica de categorização para proceder à posterior codificação e interpretação das informações coletadas, norteado pelos constructos teóricos do modelo de adaptação de Callista Roy. Resultados: O cuidado de enfermagem no processo de desospitalização de crianças com necessidades especiais tem por objetivo a adaptação da criança e de seus cuidadores ao ambiente domiciliar. Sendo a integração familiar, a infraestrutura da habitação, a aquisição e manuseio de equipamentos fatores que interferem diretamente no preparo da desospitalização. O estudo identificou que o cuidado de enfermagem é voltado ao desenvolvimento de habilidades técnicas dos cuidadores e no acompanhamento do processo de desospitalização. Os modos adaptativos relacionados às questões psíquicas, afetivas e de apoio social restringiram-se a avaliação dos comportamentos, sem ações de promoção da adaptação dessas famílias Considerações finais: Ressalta-se a importância de ampliar as discussões sobre as crianças com necessidades especiais de saúde, com vistas a preparar os profissionais de saúde a cuidar de forma holística dessas crianças, compreendendo todas as nuances vivenciadas por esses cuidadores na volta para casa.
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica
Criança com incapacidade
Doença Crônica
Adaptação
Pediatric Nursing
Child with disability
Chronic Disease
Adaptation
CNPq: Enfermagem
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29544
Data do documento: 17-Mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Disertação_Enf_ Larissa de Oliveira Ulisses.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.