Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2953
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Recursos socioeconômicos, capital sociocultural e conhecimento político como determinantes da formulação de políticas públicas locais no Brasil - Mark Setzler
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Souza, Celina Maria de
Autor(es): Souza, Celina Maria de
Abstract: O artigo analisa a relação entre a distribuição de recursos sociais em uma comunidade, o comportamento eleitoral de seus eleitores e a adoção, pelos seus líderes políticos, de políticas sociais reformistas. Com a promulgação da Constituição de 1988, muitos centros urbanos brasileiros melhoraram a qualidade de suas políticas sociais, redirecionaram os gastos públicos para beneficiar os mais pobres e democratizaram o processo através do qual as prioridades sobre os gastos são decididas. No entanto, tais mudanças ocorreram de forma diferente nos espaços urbanos. Através da análise dos resultados das eleições municipais de 2000 em Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, o artigo demonstra que os recursos sociais, particularmente graus de extrema pobreza e níveis agregados de conhecimento político do eleitor, têm papel determinante na decisão de uma dada comunidade sobre como usar suas oportunidades eleitorais para pressionar por reformas nas políticas públicas locais, tal como propugna a teoria da democracia.
Palavras-chave: eleições municipais
clientelismo
conhecimento político
política pública local
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2953
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (EA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCRH-2006-169.pdf428,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.