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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2952
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A política da reforma na provisão de serviços públicos- Richard Batley
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Souza, Celina Maria de
Autor(es): Souza, Celina Maria de
Abstract: O artigo identifica os líderes, os defensores e os opositores da reforma do setor público. Utiliza-se o conceito “agente-principal” e compara-se a realidade da reforma com uma situação “ideal”, onde (a) os cidadãos são os “principais” dos formuladores de políticas públicas, que são seus “agentes”, e (b) os formuladores de políticas são os “principais” dos servidores públicos, que são seus “agentes”. Reformas em países em desenvolvimento tornam-se mais complexas pela existência de atores externos – instituições financeiras internacionais e multilaterais. Na prática, agências internacionais e multilaterais, assim como servidores públicos, agem, muitas vezes, como “principais” na determinação das reformas. A análise identifica os interesses envolvidos na reforma do setor público, indicando como o equilíbrio entre diferentes atores é influenciado por fatores institucionais e setoriais. Reformas organizacionais, principalmente nos serviços sociais, apresentam maiores dificuldades de implementação do que as reformas econômicas de primeira geração.
Palavras-chave: reforma do setor público
provisão de serviços públicos
agente-principal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2952
Data do documento: 2003
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