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Tipo: Tese
Título: A Modernização do Carimbó
Autor(es): Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Autor(es): Mesquita, Bernardo Thiago Paiva
Abstract: Neste estudo, investigo o processo de modernização do Carimbó no estado do Pará, destacando o papel desempenhado pelas instituições públicas criadas no contexto de intensas transformações modernizantes na região amazônica a partir da década de 50. Estabelecendo uma retrospectiva histórica, defendo que a trajetória do ritmo, desde seus primeiros registros historiográficos no final do século XIX, foi marcada pela discriminação, estigmatização e proibições. Entendo os momentos de mobilização da cultura popular, através da experiência de trauma gerada pelo caráter disruptivo da modernização capitalista. Analisando dados recolhidos em entrevistas, jornais e em pesquisa bibliográfica, revelo a inclinação de várias instituições públicas na promoção do Carimbó a partir da década de 50. A criação da Comissão Paraense de Folclore 1950 e do Conselho Estadual de Cultura, CEC, em 1968, são marcos fundamentais no ordenamento e mobilização dos agentes da cultura popular. Neste sentido, destaco a atuação dos intelectuais regionais, mormente os folcloristas paraenses. Além disto, mostro que, em sintonia com esta tendência institucional, as prefeituras locais,criando festivais de Carimbó, a escola pública, fundando grupos de Carimbó entre os alunos e o departamento de turismo, promovendo eventos (DETUR e PARATUR) foram instrumentos importantes na legitimação do Carimbó no início da década de 70. Em conclusão, considero que a mobilização modernizante do Carimbó levada a cabo pelos intelectuais regionais por meio das instituições públicas, tornou-se uma estratégia crescente dentro do período de modernização autoritária durante a ditadura civil-militar no Brasil. Atualmente, está em trâmite a proposta de Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Este reconhecimento oficial do Carimbó entende-se como continuidade da expansão modernizante que analisamos neste trabalho.
In this study, i investigate the process of modernization of Carimbó in Para state, highlighting the role played by public institutions created under intense modernizing transformations in the Amazon region from the 50s. Establishing a historical retrospective, i argue that the trajectory of pace from his first historiographical records in the late nineteenth century, was marked by discrimination, stigmatization and prohibitions. I understand the moments of mobilization of popular culture through the experience of trauma generated by the disruptive character of capitalist modernization. Analyzing data collected from interviews, newspapers and literature, reveal the slope of various public institutions in promoting Carimbó from the 50s. Creation of Pará Folklore Commission in 1950 and the State Council Culture, CEC, in 1968, are key milestones in the planning and mobilization of agents of popular culture. I show that, in line with this institutional bias, local municipalities, through the creation of festivals Carimbó, public school and the department of tourism (DETUR and PARATUR) were important tools in legitimizing the Carimbó in the early 70s. This sense, i highlight the role of regional intellectuals, especially the Para folklorists. In conclusion, i believe that modernizing Carimbó mobilization carried out by regional intellectuals through public institutions, has become a growing strategy within the period of authoritarian modernization during the civil-military dictatorship in Brazil. Currently, the proposal is pending in the Carimbó registry as Cultural Heritage of Brazil. This official recognition of Carimbó is understood as modernizing continued expansion analyzed in this work.
Palavras-chave: Etnomusicologia
Música - instrução e ensino
Guitarra
Carimbó
CNPq: Artes/Música
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29497
Data do documento: 14-Mai-2019
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