Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.contributor.author | Lima, Jamile de Brito | - |
dc.creator | Lima, Jamile de Brito | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T22:57:05Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T22:57:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29469 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca, com a utilização do indicador de isoacessibilidade, desenvolver um estudo comparativo entre as condições de acessibilidade atuais e futuras para a Região Metropolitana de Salvador, identificando os eventuais impactos no ordenamento territorial metropolitano, em curso, e demonstrar a importância da sua utilização para o planejamento da mobilidade na Região Metropolitana de Salvador. Como qualquer rede, a rede de transportes deve ser eficiente e para isso deve ser planejada e deve integrar o território a fim de interligar suas áreas. A sua eficiência também está relacionada com o quão acessível a rede é para a população. Os indicadores de acessibilidade revelam o quanto a rede é acessível e o quanto ela está favorecendo e facilitando os deslocamentos. A Região Metropolitana de Salvador tem passado por intervenções estruturantes no âmbito da mobilidade. O problema que se apresenta é se a futura rede de transportes de alta capacidade que está sendo implantada realmente irá atender as necessidades de acessibilidade da metrópole e sua região. Associada a essa questão surge a necessidade de refletir sobre as informações e parâmetros que são utilizados (ou não) para alicerçar esses projetos e decisões políticas visto que a região não segue a lógica de planejar para depois executar e sim inverte a ordem sem subsídios sólidos que justifiquem tais ações. Neste trabalho discute-se a importância dos estudos de acessibilidade e a utilização do indicador de isoacessibilidade para fundamentar os planos urbanos e de mobilidade, bem como o processo de tomada de decisão. As proposições têm consequências, essas podem ser positivas ou negativas. As intervenções podem contribuir com a melhoria da acessibilidade para a população residente, induzir a ocupação e possibilitar uma pressão em áreas ambientalmente sensíveis. Observa-se que a RMS e sua população não será favorecida com melhoria significativa dos indicadores de acessibilidade, salvo algumas exceções. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work seeks to develop a comparative study between current and future accessibility
conditions for the Metropolitan Region of Salvador, identifying possible impacts on
metropolitan land planning, and demonstrating the importance of its use for mobility
planning. in the Metropolitan Region of Salvador. Like any network, the transport network
must be efficient and for this must be planned and it must integrate the territory in order to
interconnect its areas. Its efficiency is also related to how accessible the network is to the
population. Accessibility indicators reveal how accessible the network is and how much it is
favoring and facilitating travel. The Metropolitan Region of Salvador has undergone structural
interventions in the area of mobility. The problem that arises is whether the future highcapacity transport network being deployed will actually meet the accessibility needs of the
metropolis and its region. Associated with this issue arises the need to reflect on the
information and parameters that are used (or not) to support these projects and political
decisions since the region does not follow the logic of planning to then execute and instead
reverses order without solid subsidies that justify such actions. This paper discusses the
importance of accessibility studies and the use of the accessibility indicator to support the
urban and mobility plans, as well as the decision-making process. Propositions have
consequences, these can be positive or negative. Interventions can contribute to improving
accessibility for the resident population, inducing occupation, and enabling pressure in
environmentally sensitive areas. It is observed that MSY and its population will not be favored
with a significant improvement of the accessibility indicators, with some exceptions. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Região Metropolitana de Salvador | pt_BR |
dc.subject | Rede de transporte de alta capacidade | pt_BR |
dc.subject | Accessibility indicators | pt_BR |
dc.subject | Metropolitan Region of Salvador | pt_BR |
dc.subject | High capacity transport network | pt_BR |
dc.title | Indicador de isoacessibilidade como ferramenta para o planejamento da mobilidade em regiões metropolitanas: o caso da região metropolitana de Salvador | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fonseca, Antônio Ângelo Martins da | - |
dc.contributor.referees | Pitombo, Cira Souza | - |
dc.publisher.departament | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Ambiental Urbana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (MEAU)
|