Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29449
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonseca, Antônio Ângelo Martins da | - |
dc.contributor.author | Silva, Leonardo Thompson da | - |
dc.creator | Silva, Leonardo Thompson da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-08T13:59:57Z | - |
dc.date.available | 2019-05-08T13:59:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2018-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29449 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa apresenta uma contribuição teórica para compreender a dinâmica da expansão dos Institutos Federais no território baiano tendo como base os aspectos regionais que direcionam a implantação dos campi. No Brasil e, mais especificamen-te na Bahia, percebe-se que houve uma relevante expansão e interiorização de insti-tuições federais de ensino tecnológico e superior. Nesse sentido, que esse trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica geográfica regional da expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) no Brasil e no estado da Bahia. Especificamente, buscou-se: descrever o processo de expansão e interio-rização da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica no Bra-sil; analisar a expansão dos IF’s na Bahia; mapear a distribuição geográfica dos IF’s apresentando a nova configuração regional dos campi na Bahia; destacar os crité-rios locacionais utilizados para a inserção de novos campi na Bahia; compreender a expansão dos IF’s e sua dinâmica regional na Bahia; e propor uma reordenamento geográfico regional dos IF’s para o estado da Bahia. Nesse estudo toma-se como base uma abordagem analítica regional, de cunho qualitativo e quantitativo, articu-lando os procedimentos metodológicos em quatro eixos: teórico-metodológico; empí-rico, descritivo-analítico e propositivo. Os resultados desta pesquisa demonstram a importância do entendimento do processo de expansão de instituições de ensino e suas articulações com as regiões. Sendo que o escopo principal foi propor uma regi-onalização baseada na atual distribuição dos campi dos Institutos Federais na Bahia. Certamente que os IF’s se configuram num vetor substancial para a dinâmica regio-nal e local, sobretudo, quando são implantados em municípios de pequeno e médio porte. Desse modo, a análise espacial desenvolvida é oferecida como um contributo para o planejamento, gestão e reordenamento das ações de expansão de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Bahia. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT - The research presents a theoretical contribution to understand the dynamics of the expansion of the Federal Institutes in the territory of Bahia based on the regional as-pects that guide the implementation of campuses. In Brazil, and more specifically in Bahia, it is noticed that there was a relevant expansion and interiorize of federal insti-tutions of technological and higher education. In this sense, this work has as general objective to analyze the regional geographic dynamics of the expansion of the Insti-tutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) in Brazil and the state of Bahia. Specifically, we sought to: describe the process of expansion and internaliza-tion of the Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnologica in Brazil; analyze the expansion of the IF’s in Bahia; map the geographical distribution of the IF’s presenting the new regional configuration of the campuses in Bahia; highlight the locational criterial used for the insertion of new campuses in Bahia; understand the expansion of IF’s and their regional dynamics in Bahia; and propose a regional geo-graphic rearrangement of the IF’s to the state of Bahia. This study is based on a re-gional analytical approach, qualitative and quantitative, articulating the methodologi-cal procedures in four axes: theoretical-methodological; empirical, descriptive-analytical and propositional. The results of this research demonstrate the importance of understanding the process of expansion of educational institutions and their articu-lations with the regions. Being that the main scope was to propose a regionalization based on the current distribution of the campuses of the Federal Institutes in Bahia. Certainly IF’s are a substantial vector for regional and local dynamics, especially when they are deployed in small and medium-sized municipalities. In this way, the spatial analysis developed is offered as a contribution to the planning, management and reordering of the expansion actions of new campuses of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia in Bahia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Regionalização | pt_BR |
dc.subject | Reordenamento | pt_BR |
dc.subject | Política de Expansão da Educação Tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais de Educação Tecnológica | pt_BR |
dc.title | A dinâmica geográfica da expansão dos Institutos Federais no Estado da Bahia: Regionalizações e reordenamento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Sylvio Bandeira de Mello e | - |
dc.contributor.referees | Fonseca, Antônio Ângelo Martins da | - |
dc.contributor.referees | Cerqueira Neto, Sebastião Pinheiro Gonçalves de | - |
dc.contributor.referees | Coelho Neto, Agripino Souza | - |
dc.contributor.referees | Rios, Ricardo Bahia | - |
dc.contributor.referees | Delgado, Juan Pedro Moreno | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (POSGEO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Geografia_Leonardo Thompson_2018.pdf | 6,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.