Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Alvanita Almeida-
dc.contributor.authorPortugal, Danielson Santiago-
dc.creatorPortugal, Danielson Santiago-
dc.date.accessioned2019-04-25T20:42:55Z-
dc.date.available2019-04-25T20:42:55Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29373-
dc.description.abstractTornou-se clichê a metáfora que delineia os candomblés como os responsáveis simbólicos pela manutenção e origem dos elementos que figuram a identidade nacional brasileira. Tal discurso, que poderia funcionar como estratificação demonstrativa do empoderamento da negritude militante nos movimentos de resistência negra no Brasil, tendeu a folclorizar-se, criando algumas tensões entre sociedade civil e comunidades afrorreligiosas. Uma das críticas mais recorrentes diz respeito à relação da publicação de textualidades religiosas relacionadas ao segredo (ou mistério) nos candomblés. Contudo, a ritmologia nagô tem se mostrado um instrumento político mediador das relações entre povo-de-santo e sociedade mais ampla. Este estudo empreende compreender o lugar da negritude, mediado pela Arte, na sociedade global, capitalista, pós-colonial e contemporânea, enfatizando que a música sacra afrobrasileira constitui-se na brasilidade como delineamentos da memória cultural da diáspora africana, cujos desdobramentos incidem na cultura parareligiosa como elementos estéticos formadores da música popular brasileira. Assim, é evidenciada a relação entre literatura, sagrado e poesia oral.pt_BR
dc.description.abstractElle est devenue un cliché la métaphore qui presente les candomblés comme les symboles responsables de l’origine et de la conservation des éléments qui forment l’identité nationale brésilienne. Un tel discours qui pourrait fonctionner comme une stratification qui démontre la puissance de la négritude militante des mouvements de résistance des noirs au Brésil, tend à devenir folklorique tout en créant des tensions entre la société civile et les communautés d’origine africaine. Une des critiques les plus récurrentes est liée à la publication de textes religieux touchant le secret (ou le mystère) des candomblés. Cependant, le recueil de chansons liturgiques nagô s’est revelé comme un instrument politique médiateur entre les fils-de-saint et la société plus large. La presente étude essaie de comprendre le lieu de la négritude, véhiculé par l'art, dans la société mondiale, capitaliste, post-coloniale et contemporaine, en soulignant que la musique sacrée afro-brésilienne s’est formée à l’intérieur des processus identitaires du Brésil comme les contours de la mémoire culturelle de la diaspora africaine, dont les développements font peser leurs effets au-delà de la culture religieuse comme des éléments esthétiques, formateurs de la musique populaire brésilienne. Donc, elle est soulignée la relaction parmi la litérature, le sacré et la poésie orale.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOralidade sacromusicalpt_BR
dc.subjectMemórias culturaispt_BR
dc.subjectNagoidade brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPerformancespt_BR
dc.titleRITMOLOGIA NAGÔ: DELINEAMENTOS DE MEMÓRIAS CULTURAIS NOS CANDOMBLÉSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, José Henrique de Freitas-
dc.contributor.refereesOliveira, Sílvio Roberto Santos-
dc.publisher.departamentInstituto de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ritmologia nagô - Dissertação.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.