Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29304
Tipo: Dissertação
Título: Protocolo para controle da dor crônica em indivíduos com doença falciforme avaliado por medidas subjetivas, eletrofisiológicas e moleculares
Autor(es): Lopes, Tiago da Silva
Autor(es): Lopes, Tiago da Silva
Abstract: Introdução: A dor crônica é principal comorbidade relacionada a Doença Falciforme (DF). O Sistema Nervoso Central (SNC) pode sofrer alterações mal adaptativas devido ao persistente estimulo doloroso, a qual por sua vez tem importante papel na crônificação da dor. A combinação de técnicas neuromodulatorias, tais como Estimulação Transcranianas com Corrente Constante (ETCC) e Estimulação Eletrica Periferica (EEP), tem se mostrado uma opçao terapêutica promissora no controle da dor e diminuição as alterações mal adaptativas do SNC. Porém, até o momento, poucos estudos avaliaram o SNC de individuos com DF e nenhum estudo buscou controlar a dor desta população com o uso de ETCC e EPP. Objetivos: Apresentar uma revisão narrativa destacando as possíveis alterações mal adaptativas do SNC e propor formas de avaliá-las no ambiente clínico. Além disso, propor um protocolo com a combinação de ETCC e EEP para controle da dor crônica em individuos com DF. Metodologia: A revisão narrativa foi realizada no período de março a setembro de 2017. O protocolo é um ensaio clínico, paralelo, controlado, randomizado, duplo cego. Neste protocolo, 128 indivíduos com DF e dor crônica secundária a osteonecrose do quadril serão divididos em dois grupos (HbSS n=64) e (HbSC n=64). Os participantes em cada grupo serão randomizados nos seguintes tratamentos combinados: 1) ETCC ativo + EEP ativo (n = 16); 2) ETCC ativo + EEP simulado (n = 16); 3) ETCC simulado + EEP ativo (n = 16); 4) ETCC simulado + EEP simulado (n = 16). A intervenção ETCC ativa consistirá em estimulação anodal com 2mA por 20 minutos sobre o córtex motor primário (M1) contralateral ao quadril mais doloroso. A intervenção ativa de EEP consistirá em estimulação elétrica a 100Hz por 30 minutos no quadril mais doloroso. O efeito desta combinação será avaliado sobre a intensidade da dor, representação cortical do glúteo médio, densidade de potência eletroencefalográfica e niveis sistemicos de BDNF e TNF. Resultados e conclusão: A revisão narrativa destacou alterações mal adaptativas, tais como diminuição do controle inibitorio, sensibilização central, reorganização cortical, comprometimento do controle motor e inibição neuromuscular artrogênica. Os resultados do protocolo fornecerão os primeiros dados sobre o uso da neuromodulação não invasiva para o controle da dor nessa condição.
Palavras-chave: Anemia falciforme
Neuromodulação
Estimulação periférica
BDNF
TNF
tDCS
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Pós Graduação em Medicina e Saúde
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29304
Data do documento: 12-Abr-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MINUTA_TIAGO LOPES.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.